Senadoras repudiam falas ofensivas de Arthur do Val
O deputado estadual fez declarações sexistas contra mulheres
SBT News
A procuradora Especial da Mulher do Senado, senadora Leila Barros, e a líder da Bancada Feminina na Casa, senadora Eliziane Gama, emitiram uma nota de repúdio conjunta neste sábado (05.mar) sobre as declarações do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O parlamentar foi à Ucrânia em meio ao conflito instaurado no país e chegou a postar uma foto nas redes sociais onde estaria ajudando a produzir coquetéis molotov para o combate contra os russos. Ao deixar o país, na fronteira com a Eslováquia, o deputado enviou um áudio a amigos, elogiando a beleza das refugiadas. Em seguida, afirmou que pretende voltar ao Leste Europeu e disse que as mulheres "são fáceis por serem pobres".
"Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade".
Ele também descreveu a fila dos refugiados da Ucrânia como superior, em termos de aparência, à "fila da melhor balada do Brasil na melhor época do ano". Além disso, disse que a recepcionista do hotel onde ficou hospedado teria "dado em cima" dele. "Meu Deus, não é possível que isso está acontecendo", afirmou em seguida, em tom de admiração.
Na nota de repúdio, as senadoras afirmam que "são repugnantes, asquerosas e uma das maiores indignidades que já vimos. Agridem as mulheres, envergonham o Brasil, enxovalham a política. Pior, foram feitas em um contexto de guerra e dor. As palavras do deputado evidenciam que o machismo é um dado cultural que ultrapassa classes sociais e ideologias, contaminando até aqueles que, nas altas funções que exercem, deveriam zelar pelo humanismo e pelo respeito às mulheres, em atos e palavras", diz um trecho da nota.
As representantes das senadoras convocam ainda os partidos "a varrerem a presença de homens torpes em suas fileiras" e defendem que o deputado Arthur do Val peça desculpas à nação e às mulheres ucranianas, além de sofrer as sanções políticas cabíveis. Abaixo, a íntegra da nota de repúdio das parlamentares:
Nota de Repu?dio by Edney Freitas on Scribd