Kim Kataguiri se desculpa após fala sobre partido nazista em podcast
Deputado é investigado pela PGR por suposto crime de apologia ao nazismo
SBT News
O deputado federal Kim Kataguri (DEM-SP) se pronunciou pela primeira vez na Câmara dos Deputados após sua participação no Flow Podcast em que o apresentador Bruno Aiub, mais conhecido como Monark, defendeu abertamente a existência de um partido nazista no Brasil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Durante o episódio, que também teve a participação da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), Kim afirmou que foi um erro a Alemanha ter criminalizado o partido nazista, fala que motivou a abertura de uma investigação por suposto crime de apologia ao nazismo pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.
"Diante da minha falha, quero reafirmar que sou visceralmente contra o nazismo. Sou também defensor da causa judaica e do Estado de Israel", se desculpou o deputado. "Eu deveria ter imediatamente repudiado a possibilidade da legalização de tal partido, como deputado liberal e apoiador do Estado de Israel e da comunidade judaica. Os meus eleitores esperavam, com toda razão, que eu reagisse frontalmente a qualquer fala desta natureza, não foi o que eu fiz, lamentavelmente", completou Kim.
"Além de não repudiar imediatamente a fala do Monark, ainda respondi de maneira atabalhoada uma pergunta da deputada Tabata, dando a impressão de que era favorável à disseminação do livre ideário nazista e contrário à lei alemã que criminalizou qualquer forma de expressão nazista", se justificou o parlamentar.
Leia também:
+ Moro fala em "gafe verbal" e "erro brutal" ao comentar declarações de Kim