Publicidade
Congresso

Senado escolhe novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)

Três senadores estão na disputa e correm nos bastidores atrás de apoio

Imagem da noticia Senado escolhe novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)
senadores candidatos tcu
• Atualizado em
Publicidade

O Senado corre contra o tempo e faz um esforço concentrado nesta semana, com a aproximação do recesso parlamentar. Hoje (14.dez), o plenário deve decidir quem será o próximo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O escolhido vai ocupar a vaga deixada por Raimundo Carreiro que assumirá a Embaixada do Brasil em Lisboa, Portugal.

Antes da votação em Plenário, os indicados que disputam a vaga de ministro do TCU passam por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A reunião está marcada para as 9h da manhã.

Como funciona?
Na comissão, cada nome da disputa é apresentado por meio de um Projeto de Decreto Legislativo, com autor e relator. O Projeto de Decreto Legislativo 1.118/2021 trata da indicação do senador Antonio Anastasia (PSD-MG). O texto é de Nelsinho Trad (PSD-MS), líder do partido na Casa, e será relatado por Cid Gomes (PDT-CE).  Com graduação e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, 60 anos, entrou na política no cargo de vice-governador quando foi eleito em 2006. Na eleição seguinte, o mineiro de Belo Horizonte assumiu a função de governador do estado. Em 2014, foi eleito senador por Minas Gerais e ocupa o cargo atualmente.

A indicação de Kátia Abreu (PP-TO) é defendida no PDL 1.119/2021, apresentado pela líder do PP no Senado, Daniella Ribeiro (PB), e que terá relatoria de Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). Em seu segundo mandato como senadora pelo Tocantins, a goiana Kátia Regina de Abreu, 59 anos, se formou em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Antes de ser senadora, cumpriu um mandato como deputada federal, dando o primeiro passo da sua carreira política em 2000. Seis anos depois, foi eleita senadora, função que desempenha atualmente. Kátia Abreu foi ministra da Agricultura de Dilma Rousseff entre entrre 2015 e 2016.

+ Leia as últimas no portal SBT News

Outro indicado é o líder do governo no Senado desde 2019, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). O projeto que apresenta o seu nome é o PDL 1.120/2021, do líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM). A relatoria caberá a Eduardo Gomes (MDB-TO). Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e com passagem pela George Washington University, o pernambucano Fernando Bezerra de Souza Coelho, 64 anos, começou sua trajetória política em 1982, como deputado estadual. Em 1986, foi eleito deputado federal e reeleito após quatro anos. Ex-prefeito de Petrolina, a maior cidade do sertão pernambucano, foi eleito senador em 2014.

Pelo regimento interno, a reunião da Comissão de Assustos Econômicos será pública. Mas, a votação pode ser secreta. Depois, o nome precisa ser referendado pelo plenário do Senado. Acompanhe a transmissão da sabatina dos candidatos:

Veja aqui a pauta da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado nesta terça-fera (14.dez)

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade