Publicidade
Congresso

Sem reforma tributária, Pacheco promete votação da desoneração na 5ª

Relator da matéria disse que está aberto para conversas de ampliação do benefício para outros setores

Imagem da noticia Sem reforma tributária, Pacheco promete votação da desoneração na 5ª
Rodrigo Pacheco
• Atualizado em
Publicidade

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu, nesta 3ª feira (7.dez), empresários dos 17 setores beneficiados pela desoneração da folha de pagamento e prometeu que a matéria será votada em plenário na 5ª feira (9.dez). Apesar disso, ele descartou a possiblidade de uma tramitação com a reforma tributária, um desejo dos empresários. A desoneração foi uma promessa do presidente Jair Bolsonaro (PL) em reunião com empresários. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em entrevista ao SBT News, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), relator da proposta, não descartou a possibilidade de ampliar a desoneração para outros setores. Afirmou que conversará com empresários até 5ª feira, e que o texto ainda pode ser alterado.

O projeto, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em 17 de novembro, prorroga o benefício até 2023, e segue em tramitação no Senado. A atual desoneração termina em 31 de dezembro e, para ser renovada, precisa ser aprovada ainda neste ano. 

Inicialmente, deputados e senadores tinham o objetivo de aprovar a medida e convertê-la em lei em novembro. 

A desoneração permite que empresas substituam a contribuição previdenciária de 20% sobre a folha de pagamento por uma alíquota de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, a depender do setor. 

Entre os setores beneficiados estão: construção civil, obras de infraestrutura, transporte de passageiros por trem, metrô e ônibus, transporte de carga e indústrias de animal, veículos, carrocerias, têxtil e de calçados. A ação deve custar R$ 10 bilhões aos cofres públicos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade