Publicidade
Congresso

Eliziane Gama é a primeira mulher relatora de uma sabatina para STF

Ao longo dos 42 anos desde que a primeira senadora foi eleita, só em 2021, uma mulher é relatora da sabatina

Imagem da noticia Eliziane Gama é a primeira mulher relatora de uma sabatina para STF
eliziane gama e andré mendonça
• Atualizado em
Publicidade

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) é a primeira mulher relatora de uma indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 42 anos desde a eleição da primeira senadora na Câmara Alta, Eunice Michiles. O sabatinado é o ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, André Mendonça, indicado ao Supremo pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

"Não há dúvida que hoje é um dia histórico para o Brasil. É a primeira vez no Senado Federal que nós temos uma mulher relatando a indicação de um indicado ao Supremo Tribunal Federal, uma prática corriqueira aos homens, mas que é hoje histórica por ser o primeiro dia de uma mulher relatar um indicado ao STF", disse a senadora antes de iniciar as questões técnicas a André Mendonça.

Em seu discurso de posse, Eunice destacou a importância de ocupar seu espaço no Senado e destacou a desigualdade de gênero, que ainda é presente em 2021. "Como primeira senadora, sinto os olhares de milhões de mulheres na expectativa de que lhes saiba interpretar as reivindicações.[...] Somos fruto de uma cultura patriarcal e machista, onde a mulher vive à sombra do homem e rende obediência ao pai, ao marido ou, na falta deste, ao filho mais velho. Em 1979, temos muito a melhorar", disse.

Saiba mais: 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade