Publicidade
Congresso

Em comissão especial, Senado debate pesca de arrasto no RS

Prática é considerada extremamente danosa ao ecossistema por especialistas

Imagem da noticia Em comissão especial, Senado debate pesca de arrasto no RS
Em comissão especial, Senado debate pesca de arrasto no RS
• Atualizado em
Publicidade

Senadores da Comissão de Meio Ambiente debatem nesta 6ª feira (22.out) a pesca de arrasto no litoral do Rio Grande do Sul. A audiência, sugerida pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS), coloca em pauta o tipo de técnica que usa redes de malha fina puxadas por barcos para pegar, do fundo do mar, o que estiver no caminho.

A prática é considerada extremamente danosa ao ecossistema por especialistas, uma vez que animais com baixo valor comercial, por exemplo, são devolvidos mortos ao mar. 

Lasier Martins explica, no requerimento, que a pesca de arrasto na costa gaúcha tem sido feita de "forma agressiva, sem muito cuidado com o meio ambiente e causando uma indesejável disputa entre estados". Ele diz ainda que uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2019 questiona a lei estadual que proíbe a pesca de arrasto na região. De acordo com o senador, uma decisão do ministro Kassio Nunes Marques concedeu liminar suspendendo a lei e liberando as frotas de arrasto. 

"O governo federal suspendeu temporariamente a pesca até que um plano de gestão fosse implementado. No entanto, não há plano de gestão que possa, efetivamente, transformar a pesca de arrasto industrial na costa gaúcha em uma atividade sustentável", argumenta. 

Do outro lado do debate, estão os que defendem a modalidade de pesca e justificam que a proibição da prática prejudicaria pescadores que dependem da venda dos frutos do mar para susbsistência. 

Foram convidados para a audiência o vice-presidente da Oceana no Brasil, Ademilson Zamboni; Alexandre Carinha Novo, do Sindicato dos Armadores de Pesca do Rio Grande do Sul (Sindarpes); Gilmar da Silva Coelho, representante de Federação das Colônias de Pescadores e Aquicultores do Rio Grande do Sul; e o doutor em oceanografia biológica Luís Gustavo Cardoso, que é professor e pesquisador na Universidade Federal de Rio Grande (Furg). Também participou do debate Jorge Seif, Secretário Nacional de Agricultura e Pesca. 

Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade