Publicidade
Congresso

Renan Calheiros compara CPI com julgamento de nazistas e causa irritação

Até mesmo o presidente da comissão alertou o senador sobre teor do seu discurso; assista

Imagem da noticia Renan Calheiros compara CPI com julgamento de nazistas e causa irritação
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
• Atualizado em
Publicidade

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL), causou irritação entre os membros do colegiado ao citar os julgamentos de Nuremberg na introdução de sua fala na sessão desta 3ª feira (25.mai). Nesses julgamentos, que ocorreram após a 2ª Guerra Mundial, nazistas foram condenados, alguns deles à morte.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), que é suplente na CPI, foi o primeiro a se contrapor à fala de Calheiros. "É mais que um pré-julgamento é uma coisa odienta", rebateu Bezerra. "Qualquer paralelismo é um absurdo".

O discurso de Calheiros causou desconforto até mesmo entre o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), e ele disse que não seria censurado. Alguns senadores, como Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pediu que o relator pudesse terminar a falar. 

Sem citar nomes, Calheiros explicou a sua citação aos julgamentos de nazistas ao fazer uma comparação aos defensores do ditador Adolf Hitler com pessoas que já testemunharam na comissão.

"Não podemos dizer ainda que aqui ocorreu um genocídio, mas podemos dizer sim que há uma semelhança assustadora, terrível, tenebrosa e perturbadora no comportamento de algumas altas autoridades que testemunharam aqui", afirmou.
 

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade