Vice-líder do governo pede convocação de governadores em CPI
Senador Marcos Rogério (DEM-RO) apresentou pedido para que sejam ouvidos governadores de SP, BA, PA e AM
O vice-líder do governo no Senado, Marcos Rogério (DEM-RO), apresentou nesta 4ª feira (28.abr) requerimento de convocação de três governadores de oposição à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia: João Doria (PSDB), de São Paulo; Rui Costa (PT), da Bahia; e Helder Barbalho (MDB), do Pará. Além deles, o senador também quer que seja ouvido Wilson Lima (PSC), do Amazonas.
O Palácio do Planalto tenta direcionar esforços para desviar o foco do colegiado. Ou seja, tirar da mira dos senadores as ações do Executivo no combate à covid-19 e incluir governadores e prefeitos na investigação. Helder Barbalho é filho de Jader Barbalho (MDB-PA), suplente da CPI. Já Doria é ex-aliado do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), com quem troca farpas publicamente há mais de um ano.
Como justificativa para o pedido de oitiva do governador de São Paulo, o vice-líder do governo afirmou que o depoimento de Doria à comissão será "de importância singular" para que fale sobre "sua atuação e conhecimentos" no enfrentamento à pandemia. "Com o objetivo único de restabelecer a verdade. Desta forma, faz-se necessário que esta CPI traga luz a tão relevante assunto, oferendo informações transparentes e esclarecedoras. Nesse sentido é que vislumbramos que o Sr. João Doria, tem muito a colaborar."