Publicidade
Congresso

Do PSL ao PT: Maia amplia bloco com oposição e reúne 281 deputados

Após longas negociações, presidente da Câmara consegue apoio da esquerda e supera tamanho do bloco de Arthur Lira (PP-AL), candidato do governo

Imagem da noticia Do PSL ao PT: Maia amplia bloco com oposição e reúne 281 deputados
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
• Atualizado em
Publicidade
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta 6ª feira (18 dez) o apoio dos partidos de oposição ao bloco dele na disputa pelo comando da Casa. Com PT, PCdoB, PSB e PDT, grupo chega a 281 deputados e amplia vantagem contra o candidato do governo, o líder do PP, Arthur Lira (AL).
 

"Este grupo que hoje se apresenta tem muitas diferenças, sim. Porque, diferente daqueles que não suportam viver no marco das leis e das instituições e que não suportam o contraditório, nós nos fortalecemos nas divergências, no respeito, na civilidade e nas regras do jogo democrático", disse o presidente da Câmara em pronunciamento.


Além da esquerda, bloco de Maia reúne também o apoio de mais seis partidos: DEM, PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV. O presidente da Câmara, contudo, ainda não apresentou  quem será o candidato do bloco: Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) ou Baleia Rossi (MDB). Mas, desde o início da semana, o presidente da Câmara tentava costurar novas alianças e conquistar as siglas da esquerda, que somam, junto com o Psol, 130 parlamentares.

O grupo é visto como decisivo para sair vitorioso na eleição, marcada para 1º de fevereiro de 2021. Maia ainda tenta convencer os socialistas a aderirem ao bloco, mas a bancada segue relutante. Entre os motivos está a divergência na agenda econômica.

"Esta não é uma eleição entre candidato A ou candidato B. Esta é a eleição entre ser livre ou subserviente; ser fiel à democracia ou ser aliado do autoritarismo; ser parceiro da ciência ou ser conivente com o negacionismo; ser fiel aos fatos ou ser devoto de fake neves", afirmou Maia.

Com 201 deputados, o bloco de Lira é composto por 10 partidos: PL, PP, PSD, PTB, Solidariedade, Avante, PROS, Patriota, Republicanos e PSC. São necessários 257 votos para vencer a disputa, em um pleito com voto secreto. Ou seja, sem punições por parte dos partidos, parlamentares podem "trair" candidatos.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade