CNU: candidatos com deficiência devem apresentar documentação a partir desta segunda (6)
Avaliação biopsicossocial é feita para garantir 5% da vagas para PCDs; resultado será divulgado no dia 17 de janeiro
SBT News
A partir desta segunda-feira (6), uma junta multidisciplinar do Concurso Nacional Unificado (CNU) começa a analisar a documentação de candidatos que concorrem às vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD). A avaliação biopsicossocial, garante que os os candidatos atendam aos requisitos exigidos para as cotas PCD, que correspondem a 5% das vagas de cada cargo.
+ Tecnologia do coração artificial salva vidas e é oferecida pelo SUS
A avaliação será realizada até esta sexta-feira (10), e os participantes terão sua documentação médica verificada para confirmar o tipo e o grau da deficiência. Caso algum candidato não seja enquadrado nos critérios definidos no edital, será retirado da lista de PCDs e poderá concorrer às vagas gerais junto com os demais participantes na ampla concorrência. O resultado dessa análise será divulgado no dia 17 de janeiro.
Além disso, o cronograma do concurso prevê prazos importantes para outros processos. Entre 11 e 12 de janeiro, será realizada a verificação da condição de candidatos que se autodeclararam negros ou indígenas. O resultado preliminar da avaliação de títulos será divulgado no dia 15 de janeiro, e até o dia 16 os candidatos poderão entrar com recursos. A divulgação final dos resultados está prevista para o dia 11 de fevereiro.
+ SP: passagens de ônibus, trem e metrô ficam mais caras a partir de segunda-feira (6) na capital
Cronograma completo:
- 6 a 10 de janeiro de 2025: Perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência.
- 11 e 12 de janeiro de 2025: Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas.
- 15 de janeiro de 2025: Resultado preliminar da avaliação de títulos.
- 15 e 16 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos.
- 17 de janeiro de 2025: Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência.
- 17 e 18 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência.
- 11 de fevereiro de 2025: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos.
- 11 de fevereiro de 2025: Previsão de divulgação dos resultados finais.