Morre diretor francês Laurent Cantet, vencedor da Palma de Ouro pelo filme "Entre os Muros da Escola"
Longa ganhou prêmio máximo do Festival de Cannes em 2008; cineasta de 63 anos estava prestes a rodar novo longa-metragem
O diretor francês de cinema Laurent Cantet, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes pelo filme "Entre os Muros da Escola" (2008), morreu nesta quinta-feira (25), aos 63 anos. A causa não foi divulgada oficialmente.
Ganhador do prêmio máximo de um dos maiores festivais do mundo, "Entre os Muros" adapta livro semi-autobiográfico do escritor François Bégaudeau sobre experiências como professor de literatura em uma escola com alunos de diversas realidades sociais em Paris.
O filme está disponível para assistir no Brasil pela plataforma de streaming Reserva Imovision.
Veja trailer de "Entre os Muros da Escola":
"Entre os Muros" concorreu ao Oscar de melhor filme internacional em 2009, mas perdeu para o japonês "A Partida" (2008), de Yojiro Takita.
Cantet estava prestes a iniciar as filmagens de novo longa-metragem, "Enzo", em agosto, com Élodie Bouchez e Pierfrancesco Favino no elenco.
Carreira
O cineasta estudou no Institut des Hautes Études Cinématographiques (IDHEC), em Paris, onde se formou em 1986.
Após trabalhos na televisão e assinando curtas-metragens, Cantet estreou em longas com "Recursos Humanos" (1999), vencedor do prêmio César, espécie de Oscar Francês, na categoria de melhor filme de estreia.
A carreira do diretor ainda incluiu filmes como "Em Direção ao Sul" (2005), que concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza, e "Arthur Rambo: Ódio nas Redes" (2021), seu último trabalho.