Exclusivo: Brasileiro de Piracicaba conquista Hollywood com "Grey's Anatomy"
Beto Skubs, além de assinar episódios, já levou atores do nosso país para a tela. Veja quem são eles
Você sabia que uma das séries médicas mais famosas e longas da TV americana tem brasileiro escrevendo suas histórias? E não é 'só' isso! Atriz e ator do nosso País também estão na tela. A série está no ar desde 2005 e acaba de ser renovada para a 21ª temporada. O SBT News conversou com exclusividade com Beto Skubs, roteirista de "Grey's Anatomy" e com Eduardo Muniz, ator que já atuou na série. Bianca Comparato acaba de entrar no ar em um episódio da 20ª temporada. No Brasil, a série da ABC vai ao ar na plataforma do Star+.
As lágrimas sempre são garantidas no drama intenso que está no ar há quase 20 anos. Casos complexos, com personagens mais intensos ainda trazem histórias emocionantes. Ética médica, amor, amizade, perda e morte. Desde que entrou no ar, "Grey's Anatomy" se reinventou e se adaptou tanto à evolução da medicina quanto às mudanças culturais e sociais pelas quais já passamos, sem perder sua essência. Há três anos, Beto Skubs contribui para o sucesso dessa que é uma das séries mais queridas do público e nos contou sua história.
"Eu ganhei uma bolsa de estudos, em 2011, de um programa que é uma parceria da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da Fulbright (Commissions) que é bolsa do governo americano com a CAPES no Brasil. Eu vim fazer faculdade na UCLA, que é uma das melhores faculdades de cinema do mundo. Eu me formei aqui, aí a gente faz contato, conhece pessoas, trabalha a rede de contatos. O pessoal do "Grey's Anatomy" que me conhecia, me convidou para acompanhar alguém da produção porque eles sabiam que eu iria fazer uma série no Brasil. Quando eu voltei, eles estavam procurando um roteirista com as minhas características para montar a sala para temporada 18, eu estava disponível e eles me fizeram uma oferta", conta Beto.
O brasileiro explica que a sala é composta por 14 roteiristas, além de uma equipe médica que faz toda a parte científica da série.
"A gente faz a parte dos personagens, a parte criativa e tudo que envolve medicina é feito por essa equipe média".
Brasil em Hollywood
Toda a vivência no interior de São Paulo, na cidade de Piracicaba, Beto diz estar presente em cada linha que escreve, de forma indireta. Já que a vida dele foi quase toda no Brasil, não há como não colocar as referências de sua formação cultural e social no contexto de tudo que faz. Mas, o roteirista também atua de forma direta para mostrar o Brasil nas histórias que se passam no hospital de Seattle.
"Eu tenho feito um trabalho de tentar colocar o Brasil na série, personagens brasileiros, diálogos em português, atores e atrizes brasileiros. Para mim isso é muito importante porque eu quero ver o nosso povo representado, eu quero que o mercado olhe para o nosso talento e perceba que tem gente boa para caramba para trabalhar".
Nesses três anos de série, Beto já trabalhou com dois atores brasileiros. A atriz Bianca Comparato acabou de participar de um episódio que foi ao ar nesta última semana nos Estados Unidos, na 20ª temporada, que está no ar na ABC e no Hulu.
"Eu conheci a Bianca na série "3%" e eu era muito fã dela. Logo depois, eu escrevi esse episódio, tive essa oportunidade, perguntei para ela se toparia fazer o teste e ela disse que era muito fã de "Grey's Anatomy". Ela fez o teste com 20 pessoas, passou por unanimidade e está todo mundo apaixonado por ela. O trabalho dela foi excepcional, espero fazer muito mais coisas com ela", conta o roteirista que afirma que por enquanto não há nada mais gravado com Bianca Comparato para os próximos episódios da série.
"Ela fez a mãe de uma paciente, mas quem sabe a gente traz de volta a paciente um dia? Por mim voltaria amanhã já", brinca.
Já o ator Eduardo Muniz participou de um episódio na temporada 18.
"Eu e o Beto amamos futebol para mim estar nessa série era como estar na final da Champions league colocando o meião e entrando para jogar, porque era um sonho e eu não estava acreditando. Passamos uma semana gravando e foi um momento muito feliz", diz Muniz.
Eduardo fez o papel de um pai que atravessa os Estados Unidos em um motorhome para levar a filha para fazer uma operação do coração no hospital de Seattle. O personagem fica dividido entre aproveitar a viagem que podem ser os últimos momentos da filha ou ir o mais rápido possível para fazer a cirurgia.
"Eu fiz o Daniel Lima e esse é também o nome de um dos melhores amigos do Beto. Isso diz muito sobre o que ele falou, já que gosta de colocar o que está nos arredores dele na série".
Em 2014, antes da entrada de Skubs na série, a atriz Luciana Faulhaber também participou de um episódio de "Grey 's Anatomy", na 11ª temporada.
Beto não descarta voltar ao Brasil para algum trabalho, mas trazer o Brasil para Hollywood é a missão mais imediata.
"O que eu quero muito fazer é abrir porta para brasileiros e eu acho que posso fazer isso mais aqui, dar mais retorno para a nossa indústria cultural daqui do que de lá", conclui.