Billy Crystal: Comediante se entrega ao terror sobrenatural
Ator, que apresentou o Oscar nove vezes, estreia na série "Passado"
Billy Crystal sempre foi conhecido por arrancar risadas do público com suas comédias e personagens inesquecíveis. O ator também é lembrado pelas divertidas apresentações da cerimônia do Oscar, ele comandou a premiação nove vezes. Mas agora na série "Passado" (Apple TV+) que acaba de estrear, o ator nos presenteia com uma produção de terror sobrenatural. O SBT News conversou com ele e com todo o elenco sobre os desafios e essa possibilidade de existir vida após, ou antes, dessa vida.
Um psiquiatra infantil em luto. Eli, personagem de Billy Crystal, acaba de perder a esposa, Lynn, papel de Judith Light. Mas ela parece ainda estar bem ao seu lado. Eli tem uma carreira renomada ajudando crianças que enfrentam problemas e agora o pequeno Noah é o seu mais novo desafio, cheio de mistérios, desses que são difíceis de explicar.
O elenco e a criadora da série conversaram com o SBT News sobre a produção e todas essas conexões da trama que nos fazem pensar sobre o passado e sobre o que nos espera.
"Quando a gente se encontrou pela primeira vez para falar sobre a série, a gente já se conhecia por muito tempo e eu não tinha ideia de que ela estava tão profundamente mergulhada nesta crença e na possibilidade de que há algo mais, tem que haver algo mais. Todos nós já experimentamos algum déjà vu. Do tipo, 'eu já estive aqui antes?' Quero dizer, é um fenômeno. Mas quando é sobre uma vida inteira, não apenas algum tipo de coisa que acontece que nos intriga, é extraordinário. Há tantos livros que nós dois lemos que nos deram possibilidades. Você quer a possibilidade porque a vida é muito divertida e emocionante então a gente quer mais. Então eu acredito muito nisso", nos contou Chrystal.
"Eu também, absolutamente. Estou sempre interessada nesta questão do que é isso? Na investigação disso. Então, quando estávamos falando sobre a série pela primeira vez ficamos por algumas horas apenas falando sobre as histórias que conhecíamos ou pessoas que conhecíamos. Ou uma das coisas que geralmente acontecem com as pessoas e você provavelmente tem isso na sua própria vida, é aquilo do 'conheço você. Como eu te conheço?' E então sempre há uma questão em aberto. Existe a possibilidade de que possa ser verdade. E porque há algo energético. Nós somos energia" nos conta a atriz Judith Light.
O pequeno Noah é interpretado por Jacobi Jupe, que nos surpreende com sua intensa atuação.
"Antes eu tinha bastante medo de coisas como esse e filmes e shows assustadores. Mas assim que fiz a série, comecei a gostar mais e agora eu estou bem obcecado por coisas assustadoras. Então, sim, eu gosto". conta Jacobi quando questionado se sente medo desse assunto.
"Só quero dizer que ele não ficou nem um pouco abalado no set, não importa o quão assustadora e intensa sua cena tivesse que ser. Ele ia até o fim. Então no segundo que você dizia corta, ele dizia vamos fazer isso de novo. O que vamos fazer depois? Então sempre parecia que gostava mais e mais, quanto mais assustador fosse a cena. Ele estava tipo, 'você ainda não me viu sendo assustador', relembra a criadora e roteirista da série, Sarah Thorp.
Já Rosie Perez (“Aves de Rapina”) interpreta a mãe adotiva de Noah e parece que nada acontece por acaso nessa vida.
"Estava com medo de aceitar o papel porque era um pouco perto demais da minha vida. Eu também estava no sistema de assistência social quando era mais jovem e entendi o que estava na página um pouco profundamente demais. Nós tínhamos discutido isso na nossa primeira conversa. Então eu lembro de dizer na nossa segunda conversa, por que isso está vindo para mim? E Billy disse, esse é o tema do show. É realmente muito estranho. Então o que eu queria trazer para isso era toda a angústia de alguém que já esteve no sistema de adoção e que agora está cuidando de alguém que está no sistema. Você não quer bagunçar tudo e entende que eles estão com problemas e que tiveram traumas anteriores. Tudo o que você quer fazer é trazer amor, compreensão e estrutura para eles. Há uma cena em que Billy me pergunta sobre quem eu sou como pessoa e pergunto se isso é relevante para o caso. Minha personagem fica muito na defensiva e diz uma fala brilhante: 'eu queria dar a alguém tudo que eu nunca tive'. E foi tão difícil para mim me entregar enssa fala. Lembro daquele dia que foi tipo, corta, corta e Billy dizia, o que há de errado? E eu disse, eu só sinto vontade de chorar. Estou tremendo. Ele diz, deixa estar. Então, toda vez que estou brincando com Jacobi, estou apenas tentando não sufocá-lo com amor, apenas tentando prosseguir com muita delicadeza. Esse foi um papel incrível para mim. Eu me sinto tão privilegiada por fazer parte disso", revela Rosie.
A série promete suspense, reviravoltas e momentos de puro terror, levando o público a questionar tudo o que acredita e fazer pensar também nas consequências de todos os nossos atos na vida.
“Passado” marca um novo capítulo na carreira de Billy Crystal, provando que o ator continua se reinventando aos 76 anos. A série é um convite para que o público explore um lado mais sombrio do ator que já nos fez gargalhar tanto. Agora somos aterrorizados por um dos maiores comediantes de todos os tempos.
"Esse era um mundo em que eu nunca pensei que poderia existir, talvez, ou que eu teria a chance de estar. Por causa do fato de que é tão completo para mim, um personagem tão maravilhoso de se habitar e precisava fazê-lo bem. Há esse fenômeno que eu chamo de tomada do sinal vermelho, que é terminar um projeto, você está no seu carro, chega em um sinal vermelho, e você está esperando para ir, e de repente vem na cabeça: por que eu não fiz de outra maneira? Eu deveria ter dito, por que eu não disse isso? E então o sinal muda. Eu não tive nada disso com esse papel. Porque nós tínhamos diretores realmente maravilhosos, roteiros fantásticos e ótimos atores para atuar. Então isso é realmente satisfatório", disse Crystal.
Os dois primeiros episódios de “Passado” já estrearam no Apple TV+ em 25 de outubro. Os novos episódios entram no ar semanalmente às sextas-feiras, com o episódio final programado para 20 de novembro.