Jornalismo

Queiroga discute situação da pandemia com presidente do STF

Intenção do ministro seria rebaixar o status de emergência sanitária no país com base na taxa epidemiológica

S
SBT News
18/03/2022, 09:07 • Atualizado em 31/10/2023, 01:37
compartilhar
Proposta também já foi discutida com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira | Agência Brasil

Proposta também já foi discutida com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira | Agência Brasil

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para discutir a situação da pandemia de covid-19 no Brasil. Em reunião realizada na 5ª feira (17.mar), ambos conversaram sobre a possibilidade de alterar o status de "emergência" no país para uma categoria mais branda de alerta sanitário.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Hoje nós temos um cenário de desaceleração da covid-19 no Brasil, na maior parte do país e alguns Estados e municípios já rumando para situação de controle. Dentro desse contexto, nós discutimos a questão da duração da emergência sanitária de importância nacional", disse Queiroga. 

Segundo ele, a implementação da medida não significaria o fim da pandemia de covid-19 no país, mas estabeleceria a duração da emergência sanitária brasileira, em conformidade com o regulamento internacional. A proposta também já foi discutida com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

+ Covid longa pode acometer mais de 25% das crianças e adolescentes

Queiroga explicou ainda que a mudança de classificação terá efeitos nos registros emergenciais de algumas vacinas e de medicamentos para o tratamento de covid-19, que irão precisar ser preservados. A aprovação da medida, no entanto, será feita através da análise epidemiológica e avaliação das áreas técnicas do ministério, Estados, municípios e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia também

+ OPAS alerta para aumento de casos de covid em várias partes do mundo

+ Laboratório americano anuncia redução de covid-19 com coquetel de anticorpos

+ Fiocruz alerta para diferença de cobertura vacinal em faixas etárias

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Imagem da notícia: Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Imagem da notícia: Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Imagem da notícia: Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Imagem da notícia: Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Imagem da notícia: Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Imagem da notícia: Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Imagem da notícia: Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Últimas notícias

Lula sugere que Trump não se comporta de "forma civilizada"

Presidente reage a críticas dos EUA sobre desmatamento durante divulgação de dados do Inpe; "A gente não quer briga, a gente quer respeito", disse

Ex-auditor acusado de fraudes no ICMS em SP é preso de novo

Artur Gomes da Silva Neto havia sido liberado da prisão na quarta-feira (3) após mais de nove meses na cadeia

Dados de desmatamento serão mostrados aos EUA, diz ministro

Titular do Ministério do Meio Ambiente afirma que governo Lula "poderia ter usado o mecanismo de reação, mas tem pregado o diálogo"

Abertura da Copa tem show de estrela de novelas do SBT

Belinda, cantora e atriz de "Cúmplices de um Resgate" e "Amigos para Sempre", se apresenta na cerimônia de abertura do torneio; relembre carreira

Copa: 4 pessoas que pintavam rua são atropeladas em Belém

Motorista teria avançado por trecho interditado e ignorado orientações de desvio; influenciador Daniel “Pam Pam” e tio estão entre os atingidos

Quaest: 56% não acreditam no hexa da Seleção na Copa

Índice de pessimistas caiu 12 pontos em relação à pesquisa feita em abril; o percentual de quem acredita na sexta estrela subiu de 25% para 35%