Volta às aulas em SP: alunos começam ano letivo com nova matriz curricular
Turmas terão novas disciplinas e mais tempo dedicado a matemática e português
Mais de 3 milhões de alunos da rede estadual de ensino voltam às aulas nesta quinta-feira (15) em São Paulo. Neste ano, o currículo escolar contará com mudanças para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, como novas disciplinas e mais tempo para determinadas matérias. As alterações foram feitas a pedido de alunos e professores.
+ Volta às aulas: Retomar a rotina é desafio para pais e filhos
Para os alunos mais novos, haverá aulas de orientação de estudos destinadas à melhoria da aprendizagem. As disciplinas de tecnologia e inovação, por sua vez, terão um acréscimo de 50% do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, passando de uma para duas aulas por semana. Estudantes do 8º e 9º ano contarão ainda com aulas de educação financeira.
No Ensino Médio, o tempo dedicado ao aprendizado de língua portuguesa será ampliado em 60%, enquanto o de matemática terá um aumento de 70%. Além disso, nesta fase do ensino, os alunos terão a volta de mais aulas de física, geografia e história – que haviam sido retiradas do cronograma com a implantação do Novo Ensino Médio.
O ensino-aprendizagem de língua portuguesa chega em 2024 com mais um aliado: o uso de inteligência artificial. A tecnologia ajudará professores na correção das produções textuais dos alunos, apontando erros gramaticais e de ortografia - revisados pelos educadores. Segundo a gestão estadual, o objetivo é agilizar o processo de correção.
“A plataforma Redação Paulista foi usada ao longo de 2023, com mais de 3,5 milhões de produções textuais e isso, para a Educação, é um sucesso porque significa que o aluno não apenas está escrevendo, mas também está recebendo uma devolutiva, com qualidade, do seu professor”, explica a gestora de plataformas da Coordenadoria Pedagógica da Educação (Coped), Marcela da Rocha.