Publicidade
Brasil

Violência contra idosos: quase 500 por dia são vítimas de abusos no Brasil

Este sábado (15) marca o dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Imagem da noticia Violência contra idosos: quase 500 por dia são vítimas de abusos no Brasil
Idoso, com cabelos grisalhos, cobre o rosto com a mão | Eduardo Bovo/EBC|
• Atualizado em
Publicidade

Uma idosa morreu após ser deixada para passar fome, abandonada, vítima de condições precárias e desumanas impostas pelo próprio filho, em São Paulo. A sentença de quatro anos e 8 meses foi mantida pelo Tribunal de Justiça, segundo comunicado divulgado neste sábado (15).

“Ficou evidente que o filho da vítima deixava-a sozinha, em situação de perigo, não deixava os profissionais de saúde terem acesso à vítima, impedindo que ela continuasse os tratamentos necessários. Além disso, não a levava para consultas para realização de exames pré-operatórios e impedia a cuidadora de fornecer informações sobre a situação da vítima. Impossibilitava, inclusive, sua irmã de comparecer ao local para prestar auxílio à mãe, que estava muito debilitada. Ele ainda, deixou de fornecer alimentação, mantendo a vítima em condições precárias e desumanas, em local sujo e sem cuidados básicos de higiene. Agravando seu quadro de saúde e resultando em sua morte.”, afirmou o juiz Fabiano da Silva Moreno.
Idoso caminha em corredor escuro | Tomaz Silva/Agência Brasil
Idoso caminha em corredor escuro | Tomaz Silva/Agência Brasil

Justamente neste sábado se marca o dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O abuso sofrido pela senhora vítima do próprio filho não se trata de um caso isolado no Brasil, e sim um problema social que tem crescido.

Nos cinco primeiros meses deste ano, o país registrou 74.239 denúncias de violências contra a pessoa idosa, um aumento de 38%, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos.

Em média, quase 500 idosos por dia estariam passando por um cenário de desrespeito aos direitos humanos. Dessas denúncias, 64.868 (87%) são de casos em que vítimas com idade avançada passaram por uma situação de abandono, agressão, maus-tratos e/ou até mesmo tortura.

Veja as denúncias por estado:

Canais de denúncia

Caso um idoso seja vítima de violência, ele próprio ou uma pessoa que tiver conhecimento do crime pode telefonar para o disque 100. Não é necessário se identificar.

O serviço de atendimento — coordenado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos — é gratuito, sigiloso e opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados.

Também é possível registrar a denúncia no site da Ouvidoria, aplicativo para smartphones Direitos Humanos, aplicativo Telegram (basta digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp no número (61) 99611-0100.

O canal também possui atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras). As denúncias após registro são encaminhadas aos órgãos competentes para apuração.

Os cidadãos podem buscar ajuda, orientação e denunciar em outros locais, a exemplo das unidades básicas de saúde (UBS) e delegacias de polícia.

Para situações de risco iminente de violência, ligue para o telefone 190 da Polícia Militar do seu estado

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade