Vídeo: microexplosão em aviário de SC mata 14 mil aves
Segundo a Defesa Civil do estado, metade dos animais que sobreviveram devem ser sacrificados devido ao risco de contaminação
Uma microexplosão em um aviário, na terça-feira (19), causou a morte de pelo menos 14 mil aves, em Abelardo Luz, cidade do interior de Santa Catarina. Câmeras de segurança registraram o momento da tragédia. Veja:
No momento da microexplosão, havia 28.300 aves. No entanto, segundo a Defesa Civil do estado, metade dos animais que sobreviveram devem ser sacrificados devido ao risco de contaminação.
Além disso, fora a estrutura de 2.300 m² ter ficado destruída, o prejuízo financeiro foi estimado em R$ 2 milhões.
Causa
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a microexplosão foi causa devido a instabilidades na região associadas ao calor e a influência de um sistema de baixa pressão atmosférica, que atinge áreas do oeste catarinense.
O que é uma microexplosão?
A microexplosão é um fenômeno meteorológico caracterizado por ventos extremamente fortes e concentrados que se movem para baixo em direção ao solo. Esses ventos descendentes podem atingir velocidades muito altas, até mesmo superiores a 160 km/h em alguns casos, e causar danos significativos em uma área relativamente pequena.
Ao contrário de tornados ou furacões, que são fenômenos de escala maior e envolvem movimentos circulares de ar, as microexplosões são mais localizadas e não têm um padrão circular.