Veranico começa nesta quarta-feira (20) com calor atípico em diversos estados
Fenômeno climático eleva temperaturas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá, com ar seco e tardes abafadas

Caroline Vale
Uma massa de ar seco avança sobre grande parte do Brasil e dá início, nesta quarta-feira (20), a um novo período de veranico. O fenômeno é caracterizado por dias quentes e ensolarados fora de época, durante o outono ou inverno.
O veranico deve se estender até o começo da próxima semana, trazendo calor intenso e baixa umidade para estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Conforme o Climatempo, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Cuiabá terão temperaturas acima da média para agosto.
Como fica a previsão do tempo com o Veranico?
Sudeste
- São Paulo - A previsão é de 30 °C já nesta quarta-feira, com previsão de pancadas rápidas de chuva à tarde. Além disso, os termômetros podem chegar a 33 °C até o sábado (23). No domingo (24), terá uma mudança brusca de temperatura, com máxima de 21 °C.
- Rio de Janeiro - Deve registrar máximas de 31 °C nesta quarta-feira, subindo para 34 °C na quinta-feira (21).
- Espírito Santo - As máximas podem chegar a 29 °C na quinta-feira. Na sexta-feira (22), há chance de chuva passageira durante o dia.
- Minas Gerais - A previsão é de 27 °C a 29 °C entre esta quarta e sexta-feira. Não chove nenhum dia.
Apesar do predomínio do sol, algumas pancadas rápidas de chuva podem ocorrer no interior paulista e no Rio de Janeiro, sem aliviar o calor.
+ Defesa Civil de SP alerta para veranico nesta semana, com temperaturas acima de 30°C
Centro-Oeste
- Mato Grosso - Os próximos dias devem marcar 39 °C, com possibilidade de atingir até 40 °C em áreas do Mato Grosso. No domingo (24), a previsão é de mudança brusca de temperatura, com máxima de 25°C.
- Goiás - Já nesta quarta-feira, a previsão é de 34 °C, com a temperatura subindo na quinta-feira.
- Mato Grosso do Sul - Campo Grande também terá tardes abafadas, com máximas de até 34 °C.
- Distrito Federal - Máximas de 30 °C para os próximos dias, com tempo ensolarado.
Em Brasília e Goiânia, a baixa umidade preocupa: índices abaixo de 30% levaram o Inmet a emitir alertas para risco de desconforto e problemas respiratórios.
Até quando vai o veranico?
Os meteorologistas destacam que o pico do veranico está previsto entre sexta-feira e sábado, antes da chegada de uma nova frente fria que deve derrubar as temperaturas no início da próxima semana.
A massa de ar frio deve avançar pelo Sul e chegar ao Sudeste, com São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, sofrendo com a queda de temperatura já no início da semana.
+ Tocantins registra mais de 4,5 mil focos de incêndio em 2025, aponta INPE
Previsão nas demais regiões do Brasil
Enquanto isso, o Sul do país enfrenta um cenário oposto. A passagem de um ciclone extratropical mantém instabilidades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
O Inmet prevê rajadas de vento acima de 100 km/h em áreas da Serra e do litoral, com risco de quedas de árvores, postes e interrupções no fornecimento de energia.
No Nordeste, a chuva segue concentrada entre Pernambuco e Alagoas, enquanto no interior baiano e no Piauí o clima será seco e quente. Já no Norte, o Amazonas e Roraima registram pancadas fortes, enquanto Pará, Tocantins e Rondônia devem ter tempo firme e calor.