Publicidade
Brasil

Velório do cartunista Ziraldo será no MAM, no Rio

Enterro acontece no fim da tarde, no bairro de Botafogo

Imagem da noticia Velório do cartunista Ziraldo será no MAM, no Rio
Publicidade

O velório do jornalista, cartunista e escritor Ziraldo, acontece neste domingo (7), a partir das 10h, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), na capital fluminense.

Diferente do que foi anunciado, a cerimônia de despedida seria na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), mas permaneceu no museu, que fica na avenida Infante Dom Henrique, 85, no Aterro do Flamengo.

O enterro será também neste domingo, no Cemitério São João Batista, na rua General Polidoro, 245, no bairro de Botafogo, a partir das 16h30.

Morreu dormindo em seu apartamento

O cartunista morreu na tarde de sábado (6), enquanto estava dormindo em seu apartamento, no bairro da Lagoa, zona sul do Rio.

Ele estava com a saúde frágil, teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2018, quando ficou internado por um mês. Em 2013, na Alemanha, Ziraldo teve um infarto leve. A causa da morte ainda não foi confirmada.

Trajetória desenhada à mão

Conhecido por criar personagens como o "O Menino Maluquinho" e a "Turma do Pererê", Ziraldo era chargista, caricaturista e jornalista, e teve um papel fundamental como um dos fundadores do jornal "O Pasquim" nos anos 60, que enfrentou a ditadura militar no Brasil.

  • Nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), Ziraldo cresceu em meio a sete irmãos e foi batizado com a combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha, e de seu pai, Geraldo.
  • Era um leitor voraz e teve seu primeiro desenho publicado aos seis anos de idade, em 1939, no jornal "A Folha de Minas".
  • Em 1950, começou a trabalhar na revista "Era uma vez..." e posteriormente passou a criar páginas de humor para o "A Folha de Minas".
  • Em 1957, ele se formou em Direito, na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
  • Também começou a ser colaborador de revistas como "A Cigarra" e "O Cruzeiro".
  • No mesmo ano, casou-se com sua namorada de sete anos, Vilma Gontijo, com quem teve três filhos: Daniela, Fabrizia e Antônio.
Publicidade

Assuntos relacionados

Brasil
Cultura
Arte
Velório
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade