Lula lamenta a morte de Ziraldo: "Onipresente na cultura popular brasileira"
Criador de "O Menino Maluquinho", escritor morreu neste sábado. Políticos, artistas, escritores e times de futebol homenagearam o caricaturista
Samir Mello
Desenhista, escritor e criador de "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê", Ziraldo morreu neste sábado (6) aos 91 anos, enquanto dormia, em sua casa, no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro. Entre as inúmeras personalidades que lamentaram o acontecimento e celebraram o seu trabalho, está o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que descreveu o artista como "nome onipresente na cultura popular brasileira".
+Leia mais sobre Brasil no SBT News
"O Brasil perdeu neste sábado, 6/4, um de seus maiores expoentes da cultura, da imprensa, da literatura infantil e do imaginário do país. Chargista, caricaturista, escritor e jornalista, o mineiro Ziraldo é nome onipresente na cultura popular brasileira", escreveu o presidente em texto publicado no site oficial do governo e em suas redes sociais.
Lula destacou o personagem mais famoso de Ziraldo, O Menino Maluquinho, que "povoou mentes e a imaginação de crianças de todas as idades em todas as regiões". Além disso, relembrou outras contribuições do escritor, como seu trabalho à frente do Pasquim, nos anos de ditadura e em "livros inesquecíveis", como Flicts, e num extenso trabalho em revistas e jornais brasileiros. Na defesa da imaginação, de um Brasil mais justo, com democracia e liberdade de expressão".
O presidente concluiu prestando solidariedade aos amigos, familiares e parentes e fãs de Ziraldo.
Repercussão
Além de Lula, diversas personalidades, dos mais variados campos, utilizaram as suas redes sociais para celebrar Ziraldo e se despedir do artista. "Descanse em paz, Ziraldo! Uma perda imensurável para a cultura brasileira. Suas criações ficarão para sempre em nossos corações. Meus sentimentos à família e aos admiradores", desejou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Também desenhista, Mauricio de Sousa, criador de "A Turma da Mônica", lamentou ter perdido "um irmão". "Das letras, dos traços e da vida! Mas ele estará sempre em meu coração. E nos corações de milhões de brasileiros maluquinhos de todas as idades, que seguirão apaixonados por sua obra. Viva, Ziraldo!"
"Mestre genial, lúdico, que influenciou o imaginário de gerações e gerações", afirmou o cineasta Walter Salles sobre Ziraldo. "Flicts', Jeremias o Bom, O Menino Maluquinho e tantos outros personagens nos ensinaram a sonhar e nos educaram, e o Pasquim nos ajudou a resistir, a pensar o mundo. E ainda temos suas charges demolidoras, seus cartazes de cinema, seu traço único e inesquecível. Ziraldo parte, mas seu legado imenso fica – junto com uma família de criadores maravilhosos, seus filhos Daniela, Fabrizia e Antônio, seus netos e milhões de admiradores no Brasil e no mundo", complementou o cineasta sobre as contribuições de Ziraldo.
Os atores Matheus Nachtergaele e Paolla Oliveira também deixaram as suas homenagens "Eu amo Ziraldo. Só não posso dizer adeus a ele. Simplesmente não posso dizer adeus a ele…Meus sentimentos à família e ao Brasil", escreveu Matheus.
Já Paolla relembrou quando interpretou a professora Maluquinha, uma dos personagens do artista. "Ele ficou um pouco inseguro, porque ele não estava sentindo firmeza em uma atriz tão jovem para contar a história que ele tinha com tanto apreço dentro da cabeça dele. Eu me caracterizei e me apresentei para ele com a roupinha da Cate, que foi a professora dele e quem inspirou a personagem. Dei um 'oi', como eu achava que a Cate deveria fazer, que eu já tinha estudado um pouco. Ele chorou na minha frente e daí eu vi como a arte pode realmente tocar o coração de alguém tão grandioso como ele", contou.
Futebol
Gigantes do futebol paulista, Palmeiras, São Paulo e Corinthians deixaram suas homenagens ao artista. "Hoje, o Brasil se despede de um ícone da literatura e da ilustração. Nos deixou neste sábado (6), Ziraldo, chargista, desenhista, jornalista e escritor. Em suas obras, alguns trabalhos envolveram o futebol e o nosso Timão. O Corinthians se solidariza com amigos, familiares e todos os fãs do artista. Eternamente dentro dos nossos corações", escreveu o Timão em seu X (antigo Twitter).
"O São Paulo lamenta o falecimento do grande artista Ziraldo. Em 1989, Ziraldo criou esta versão do nosso mascote, o Santo Paulo. Desejamos força aos familiares e amigos neste momento, com a certeza de que sua arte estará para sempre na história brasileira", relembrou o Tricolor Paulista.
Já o Verdão descreveu Ziraldo como "Criador de personagens icônicos, entre eles o Menino Maluquinho (...) lançou em 2010 o livro ilustrado `Verdão, o Campeão do Século'. Desejamos força aos familiares, amigos e fãs neste momento de dor e saudade".