Vazamento de amônia deixa 18 pessoas hospitalizadas em Chapecó (SC); Gás pode causar morte
A amônia é um gás incolor que pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas
Um vazamento de amônia em uma empresa contaminou 28 pessoas, na noite de domingo (9), em Chapecó, Santa Catarina. Dos atingidos, 18 funcionários de um estabelecimento vizinho precisaram ser encaminhados para hospitais.
De acordo com um dos colaboradores do local do vazamento, o acidente teria iniciado em um registro utilizado para a liberação de um gás da tubulação.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados para a ocorrência. Na mesma noite, o vazamento foi estancado e as vítimas foram encaminhadas para diferentes hospitais de Chapecó.
O que é Amônia?
A amônia é um gás incolor composto por nitrogênio e hidrogênio e tem aplicações domésticas e industriais. Seu uso na indústria é variável, como no refino de petróleo, insumo na fabricação de produtos farmacêuticos e como gás refrigerante nos processos das câmaras frigoríficas.
Dessa forma, o composto é considerado um produto químico perigoso corrosivo para a pele, olhos, nariz e pulmões. Caso seja inalado, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas, chegando ao óbito.
Outro caso
Em setembro de 2022, 70 pessoas precisaram de atendimento médico após terem contato com um vazamento de amônia em um frigorífico.