Usina do Gasômetro: 78 mil litros de combustível já foram doados para embarcações no RS
Local icônico de Porto Alegre virou central de resgates de vítimas na capital e em outros pontos do estado atingidos por chuvas e enchentes
Felipe Moraes
A Usina do Gasômetro, em Porto Alegre (RS), virou central de resgates de vítimas das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. Marco Rocha, coordenador do local, participou do Brasil Agora desta quarta-feira (15) e contou que, desde 3 de maio, já foram doados 78 mil litros de combustível para embarcações privadas e públicas atuantes no estado.
+ RS amanhece com geada e temperaturas abaixo de 10ºC
"O fato de termos feito este QG na usina é pela proximidade e deslocamento para ilhas como Pintada e das Flores. Começamos com mil litros no dia 3, o primeiro dessa tragédia. E o consumo de combustível foi escalonando cada vez mais", explicou Rocha.
Doado por cidadãos e pela iniciativa privada, o combustível tem ajudado tanto embarcações privadas quanto públicas, do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar e das polícias Civil, Federal e Ambiental.
+ Qualquer aumento abusivo de preço será punido, afirma secretário de Justiça do RS
"Nesse ponto [no Gasômetro], não tem dinheiro público para abastecimento de combustível. São doações de toda a população, que se uniu para ajudar no resgate de vítimas em todo o estado. Solidariedade do povo gaúcho vem surpreendendo a cada dia", completou Rocha.
O coordenador do Gasômetro acredita que, com a diminuição no número de resgates, ações envolvendo embarcações priorizem envio de água e comida para ilhados. "Não acredito que vai faltar combustível para ajudar as pessoas", apontou.