Pipa causou o apagão de 942 mil imóveis em Guarulhos e SP no sábado, diz Eletrobras
Vídeo mostra o momento em que o objeto atinge a subestação de Guarulhos, causando a pane elétrica
Murillo Otavio
Antonio Souza
Um curto-circuito provocado por uma pipa foi responsável pelo apagão que atingiu mais de 942 mil imóveis em São Paulo e Guarulhos, no último sábado (31). A informação foi confirmada pela Eletrobras nesta segunda-feira (2).
Um vídeo mostra o momento em que o objeto atinge a subestação de Guarulhos, causando a pane elétrica. O corpo da pipa atinge o primeiro barramento da subestação, causando o curto-circuito nos sistemas de proteção.
Já o segundo barramento foi atingido pela rabiola da pipa, que continha alumínio, o que provocou o desligamento do equipamento e gerou o apagão na subestação.
Veja:
Segundo a Eletrobras, somente no ano de 2023, foram registrados cinco incidentes em subestações provocados por pipas. A empresa afirmou que realizar essa atividade em locais próximos a linhas de transmissão de energia é um risco de vida para as pessoas.
Apagão atingiu quase 942 mil imóveis
942 mil imóveis ficaram sem luz durante o apagão que atingiu diversos bairros de São Paulo e Guarulhos, entre o final da tarde e da noite de sábado (31). Foram 650 mil da Enel e 292 mil da EDP, segundo informam as duas empresas.
As regiões voltaram a se iluminar por volta das 20h. O retorno da luz foi confirmado pelas concessionárias de energia elétrica Enel e EDP, que atendem a região, e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Em São Paulo, houve relatos de falta de luz nos bairros de Tatuapé, Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa, na zona leste; Jaçanã e Vila Maria, na zona norte; e Sé, no centro.
Em Guarulhos, os bairros atingidos foram Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio.