Turismo bate recorde no Rio, mas crimes contra visitantes preocupam
Golpes como o 'Boa Noite, Cinderela' preocupam autoridades e levam consulados a reforçarem alerta de segurança

Liane Borges
O Rio de Janeiro recebeu quase dois milhões de turistas estrangeiros em apenas dez meses, alcançando um recorde histórico. No entanto, o aumento no fluxo de visitantes também trouxe um crescimento nos casos de golpes, especialmente o conhecido 'Boa Noite, Cinderela', em que criminosos dopam e roubam as vítimas.
+ Polícia resgata macaco com criminosos no Rio
Convites para caminhar na praia ou tomar um drink em bares, comuns na rotina da cidade, têm sido utilizados por golpistas para se aproximar de turistas, principalmente os estrangeiros. A vida noturna carioca, apesar de atrativa, tem sido cenário de abordagens criminosas.
Na Delegacia de Apoio ao Turista, na zona sul do Rio, os registros de assaltos e golpes são frequentes. Segundo a polícia, há atuação de quadrilhas especializadas nesse tipo de crime. Ainda assim, os casos continuam ocorrendo.
+ Mulher suspeita de planejar morte de técnica de enfermagem se entrega à Polícia do Rio
Até setembro, aproximadamente 80 ocorrências envolvendo turistas foram registradas. Diante disso, consulados como o dos Estados Unidos orientam os visitantes a terem atenção com bebidas, deslocamentos a bares e casas noturnas e a desconfiarem de convites de desconhecidos. Para encontros marcados por aplicativos, a recomendação é avisar um amigo ou parente sobre o local e o horário.
A polícia reforça o alerta com orientações de segurança voltadas a quem visita a cidade, na tentativa de reduzir os riscos durante a estadia no Rio de Janeiro.







