Publicidade
Brasil

Tremor de magnitude 2,3 atinge cidade no interior da Bahia

Abalo sísmico é o segundo já registrado no estado em abril deste ano

Imagem da noticia Tremor de magnitude 2,3 atinge cidade no interior da Bahia
Tremor aconteceu no município de Uauá (BA) | Divulgação/RSBR
Publicidade

Um tremor de magnitude de 2,3 na Escala Richter foi registrado na Bahia, na terça-feira (8). Segundo informado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o abalo sísmico aconteceu no município de Uauá, que fica localizado na região nordeste do estado.

+ Acidente entre lanchas deixa um morto e 14 feridos na Bahia

Esse é o segundo tremor registrado na Bahia em abril. O primeiro ocorreu no dia 1º e teve magnitude de 1,5. Ambos os tremores são considerados de baixa magnitude, uma vez que, apesar da escala Richter não ter um limite definido, nunca se registrou um abalo com magnitude superior a 9,5.

“Tremores de terra de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, sobretudo na região Nordeste do Brasil. Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre”, explicou a RSBR. Apesar disso, a instituição disse que o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) iria analisar o caso.

Dicas de segurança

Em casos de tremores mais fortes, o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABSIS-UFRN), que integra a RSBR, aconselha as seguintes ações:

  • Quando sentir um tremor forte, proteja-se sob uma mesa ou mesa resistente e use uma almofada para proteger a cabeça de objetos que caiam.
  • Uma vez que a agitação pare, verifique se há fontes de fogo e apague-as ou desligue-as (incluindo fornos a gás).
  • Procure manter a calma e evitar objetos caídos ou quebrados. Além disso, fique dentro de casa para evitar a queda de objetos, como placas na frente dos prédios, se possível.
  • Abra uma porta ou janela para poder escapar, se necessário, com cuidado, pois as portas e janelas podem ficar empenadas e emperradas.
  • Se estiver do lado de fora, tente ficar longe de paredes, portões ou qualquer objeto que possa tombar.
  • Em caso de perigo de incêndio ou tsunami, dirija-se a uma área de evacuação designada. Parta para terrenos mais altos se estiver na costa.
  • Obtenha informações precisas e oficiais, para seguir as instruções.
  • Em caso de evacuação, certifique-se de desligar o disjuntor e a rede de gás em seu escritório ou casa antes de sair, se o tempo permitir.
Publicidade

Assuntos relacionados

Bahia
Tremores
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade