TRE-SP lança documentário sobre ataques às urnas eletrônicas e combate à desinformação
Produção relembra eleições de 2018, relaciona fake news à escalada de violência de 8 de Janeiro e reforça papel da Justiça Eleitoral na defesa da democracia

Helena Fernandes
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) lançou nesta quarta-feira (10) o documentário “A Verdade das Urnas: Justiça Eleitoral no Combate à Desinformação”. Com quase uma hora de duração, o filme registra as ações do órgão diante dos desafios enfrentados nas eleições de 2018, quando a segurança das urnas eletrônicas foi duramente questionada por eleitores e por um grupo político que disputava o pleito.
+ Homem é preso após tentar invadir duas vezes o Palácio do Planalto
Produzido pela equipe de jornalismo do tribunal, sob coordenação de Alessandra Kormann e com apoio do Centro de Memória Eleitoral, o documentário conecta os ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, à disseminação de informações falsas sobre a confiabilidade do sistema eletrônico de votação.
O lançamento ocorreu no plenário do TRE-SP, acompanhado de uma roda de conversa com especialistas que participaram da produção. Entre eles, o desembargador Paulo Galizia, presidente do tribunal nas eleições de 2022, afirmou que a Justiça Eleitoral teve de aprender a conviver com a desinformação e destacou a missão da instituição em proteger a liberdade do eleitor.
+ Gerentes de clínica de estética no Rio são detidas após morte de paciente
O juiz substituto do TRE-SP e professor da Universidade Mackenzie, Diogo Rais, analisou o impacto das fake news no processo eleitoral: “Naquela eleição parece que a desinformação foi levada para o campo da emoção, e a desconfiança e o medo congelam o raciocínio lógico. A Justiça Eleitoral se reinventou para superar os desafios de 2018”, declarou.

A cerimônia também trouxe críticas indiretas à campanha de descrédito das urnas promovida pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados desde 2018, narrativa que se tornou parte das denúncias contra o ex-mandatário no julgamento da tentativa de golpe de Estado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
+Menina de 11 anos morta em escola é sepultada em Pernambuco
O vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador José Antônio Encinas Manfré, afirmou que o filme evidencia a confiança no sistema “apesar das sucessivas tentativas de desinformação que insistem em atingir a democracia”. Já o diretor-geral da Corte, Claucio Corrêa, ressaltou que o objetivo é “trazer à memória o relato do que a gente vem passando desde 2018, quando o tribunal precisou reafirmar seu papel no processo democrático”.
O documentário “A Verdade das Urnas: Justiça Eleitoral no Combate à Desinformação” já está disponível no YouTube.