Publicidade
Brasil

Tradicional lavagem do Bonfim celebra 270 anos da inauguração da igreja

Evento religioso acontece desde as primeiras horas da manhã desta 5ª feira (11.jan) e reúne multidão em Salvador (BA)

Imagem da noticia Tradicional lavagem do Bonfim celebra 270 anos da inauguração da igreja
Fiéis realizam a tradicional lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim | Divulgação/Governo da Bahia
Publicidade

Centenas de fiéis se reúnem nesta 5ª feira (11.jan) para realizar a tradicional lavagem das escadarias da Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, na Bahia. Neste ano, o evento celebra 270 anos da inauguração da igreja.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O cortejo começou às 7h da manhã, com os participantes saindo da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia para realizar a caminhada de 6,5 km entre os bairros do Comércio e do Bonfim, ruma à Colina Sagrada.

O tema deste ano é “Com Jesus, o amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos”, e, por ocasião do jubileu da inauguração da Basílica, o cortejo conta com alegorias que fazem menção à comemoração. Uma delas é o carro que conduz a imagem do Senhor do Bonfim. Com criação do artista plástico João Teixeira, a representação cenográfica lembra a própria Igreja do Bonfim e fará todo o percurso da caminhada.

Durante o cortejo, milhares de fiéis se vestem de branco, a cor de Oxalá, o deus Yoruba sincretizado com Senhor do Bonfim. Eles acompanham as centenas de baianas que carregam a água de cheiro e vassouras para lavar as escadarias, guiadas pelo ritmo do tradicional grupo Filhos de Gandhi, que também participa do cortejo.

Após a chegada à Colina Sagrada, onde fica a Basílica Santuário, o padre e reitor Edson Menezes da Silva transmitirá da janela central do templo religioso uma mensagem e concederá uma bênção aos presentes, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim. De acordo com a organização, também, será realizado um momento musical com o tenor Eduardo Santos, a soprano Janaína Carvalho e o pianista Bruno Nunes.

Ao chegar o cortejo das baianas, acontecerá o ritual da lavagem das escadarias da Igreja.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade