Publicidade
Brasil

Terra Yanomami tem redução de 91% dos garimpos ilegais, diz governo

Operações intensificadas nos últimos anos evitaram abertura de novos garimpos

Imagem da noticia Terra Yanomami tem redução de 91% dos garimpos ilegais, diz governo
Fiscalização evita nova formação de garimpo ilegal | Foto: divulgação
Publicidade

O governo Lula (PT) divulgou nesta segunda-feira (20) que o combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, apresenta resultados de queda de 91% nas áreas impactadas pela atividade criminosa. A diminuição das áreas de garimpo caíram de 4.570 hectares em março de 2024 para 313,6 hectares em dezembro do mesmo ano. Nenhum novo garimpo foi registrado no período.

Para financiar as ações de 33 órgãos federais, o governo liberou R$ 1,7 bilhão em créditos extraordinários, além de inaugurar a Casa de Governo em Boa Vista, que centraliza as operações de retirada de invasores. A implantação, em fevereiro de 2024, consolidou a primeira política permanente para o enfrentamento da invasão de terras indígenas na região.

+ Lula reclama do preço e pede que ministros trabalhem para baratear alimentos

Segundo o governo, sete polos de saúde foram reabertos, o que garantiu atendimento médico a 5.200 indígenas. O resultado foi uma redução de 68% no número de óbitos por desnutrição no ano passado, em comparação ao primeiro semestre de 2023.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, destacou os progressos como "vitórias concretas" para os povos Yanomami. Ela enfatizou que as ações de proteção à vida, aos direitos e à saúde indígena, bem como a recuperação ambiental, representam o esforço coletivo de diversas instituições para garantir um futuro digno e sustentável para as comunidades.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade