Publicidade
Política

Lula reclama do preço e pede que ministros trabalhem para baratear alimentos

Presidente disse que entregas do governo estão aquém do que foi prometido em 2022

Imagem da noticia Lula reclama do preço e pede que ministros trabalhem para baratear alimentos
Presidente Lula | Ricardo Stuckert
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (20) que todos os ministros devem trabalhar para baratear o preço dos alimentos. Essa seria a principal meta deste ano. Deu a declaração no discurso de abertura da primeira reunião ministerial de 2025, na Granja do Torto, em Brasília.

"Todo ministro sabe que o alimento está caro, e é uma tarefa nossa garantir que o alimento chegue na mesa do povo trabalhador, da dona de casa, do povo brasileiro, em condições compatíveis com o salário que ele ganha", disse o presidente.

Lula também disse que as entregas do governo estão aquém ao que foi prometido em 2022, durante campanha presidencial. O ano de 2025, segundo o petista, será da "grande colheita". "Não temos o direito de falhar", declarou.

+ Alimentos mais caros: inflação fecha 2024 com alta de 4,83% e ultrapassa a meta

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no Brasil fechou o ano passado em 4,83%, cerca de 3% acima da meta.

De acordo com o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda, as expectativas para a inflação nos anos de 2025 e 2026 sofreram ajustes para cima. Para 2025, a projeção de inflação foi ajustada de 5,00% para 5,08%. Para 2026, a estimativa subiu de 4,05% para 4,10%.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade