Termômetros batem 36,8°C e cidade de SP registra novo recorde de calor
Máxima foi observada na região da Mooca, zona leste da capital; tempo deve continuar quente até sexta-feira (27)
A cidade de São Paulo registrou um novo recorde de calor. Dados do Centro de Gerenciamento de Emergência Climáticas do Estado (CGE) apontam que, na tarde de quarta-feira (25), os termômetros marcaram 36,8ºC na região da Mooca, zona leste da capital, superando a máxima registrada um dia antes, de 35,1ºC.
A marca acontece em meio a chegada da sétima onda de calor no Brasil. A Defesa Civil mantém toda a cidade em alerta para altas temperaturas, bem como em atenção para baixa umidade do ar. Isso porque as condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes e favorecem as queimadas, o que prejudica a qualidade do ar.
“A recomendação é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas”, disse a CGE.
Segundo os meteorologistas, o tempo deve continuar seco e com temperaturas elevadas. Para hoje, a previsão é que os termômetros oscilem entre mínima de 20°C na madrugada e máxima de 36°C no meio da tarde. Durante as horas mais quentes do dia, os índices de umidade devem chegar a 20% – muito abaixo dos 60% recomendado.
+ Inmet emite alerta laranja para onda de calor em 10 estados e no DF
Na sexta-feira (17), o dia vai começar com muito sol e calor. No entanto, a propagação de uma fraca frente fria ao largo do litoral paulista deve provocar aumento de nuvens e rajadas de vento com até 60 km/h. De tarde e de noite, há potencial para pancadas rápidas e isoladas de chuva. A previsão é de mínima de 18°C à noite, e máxima de 31°C.