Temporal com granizo causa destruição em Erechim (RS); veja imagens
Grandes pedras de gelo destruíram telhados, veículos e lavouras; parte da cidade permanece sem energia e equipes de emergência estão sobrecarregadas

Antonio Souza
Um forte temporal de granizo provocou estragos generalizados em Erechim, município de Alto Uruguai no Rio Grande do Sul, na tarde deste domingo (23).
A queda intensa e repentina das pedras de gelo atingiu praticamente todos os bairros da cidade e mobilizou equipes de emergência.
O granizo destruiu telhados inteiros, quebrou vidraças de casas e comércios e danificou prédios na região central. Nas ruas, veículos estacionados tiveram parabrisas estilhaçados e latarias perfuradas pela força das pedras de gelo.
Vídeos nas redes sociais mostram a força da chuva de granizo.
Veja:
Segundo o portal MetSul, rajadas de vento chegaram junto com o temporal e ampliaram os danos. Postes e fios caídos bloquearam vias e criaram risco para quem circulava.
Algumas áreas seguiam sem energia elétrica até o iício da noite deste domingo, com equipes técnicas trabalhando para restabelecer o serviço.
A orientação das autoridades é que moradores permaneçam em casa e só saiam em caso de extrema necessidade.
Temporais também atingiram outras cidades da região?
O granizo não atingiu apenas Erechim. Em São Valentim, município vizinho, moradores relataram destruição especialmente na Linha São Pedro, no interior da cidade.
Houve danos em lavouras, telhados e propriedades rurais, com grande quantidade de pedras de gelo espalhadas pelo solo.
Devido ao risco para torcedores e atletas, a partida entre Atlântico e Joinville foi suspensa. O ginásio e arredores foram atingidos pelas condições extremas.
O que causou o forte temporal de granizo?
Segundo meteorologistas do MetSul, a tempestade foi provocada por uma nuvem Cumulonimbus, formação típica de eventos severos, gerada pela combinação de calor intenso e alta umidade.
No momento do temporal a temperatura em Erechim chegou a 29°C e áreas ao sul e leste registravam até 10°C a menos, devido à presença de uma frente semi-estacionária no Sul do país.
Essa diferença favorece a convecção, processo em que o ar quente sobe rapidamente na atmosfera.
Quando a convecção é intensa, forma nuvens muito altas com potencial para chuva forte, rajadas de vento e granizo de grande porte.
Governador aciona equipes da Defesa Civil
O governo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, informou que está deslocando equipes da Defesa Civil Estadual para Erechim.
Segundo comunicado, equipes da Prefeitura do município entraram em contato com o Estado para relatar a situação de emergência causada pelo granizo.
O governador afirmou que o Estado está enviando suporte de materiais e mantimentos para auxiliar os moradores.
*Com informações do MetSul









