Temporais podem atingir São Paulo nesta quarta-feira (19)
Aviso laranja do Inmet expira às 23h e vale para o centro-leste do estado, incluindo a região metropolitana

SBT News
A faixa centro-leste do estado de São Paulo, que inclui a região metropolitana, permanece em atenção nesta quarta-feira (19) para temporais que podem alcançar até 100 milímetros de chuva, de acordo com previsão feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A população deve se preparar para mais transtornos causados pela forte chuva, como alagamentos.
+ Após chuva, ciclopassarela cede e interrompe circulação de trens em SP
Além de todo o Estado de São Paulo, o aviso laranja do Inmet também vale para os litorais do Paraná e Santa Catarina, principalmente para o Vale do Itajaí. Além do alto volume de água, ventos podem atingir 100 km/h e o órgão não descarta a queda de granizo.
Nas últimas 24 horas, houve registro de 158,8 mm e 156,4 mm de chuva, em Bertioga (SP) e Iguape (SP), respectivamente. Segundo a Defesa Civil, as cidades de São Vicente, Santos e Praia Grande estão entre as que registraram maior acumulado do estado em um período de três horas na terça-feira (18). A combinação de altas temperaturas com elevados índice de umidade ocasionam as tempestades.
+ Mulher morre após ficar presa em carro durante enchente na zona norte de SP
Nas Regiões Norte e Nordeste, as chuvas intensas também persistem com destaques para o Amazonas, Rondônia e, entre o Maranhão e o Ceará, com volumes entre 50 e 100 milímetros. Em Fortaleza, nesta manhã, choveu intensamente com alagamentos, riscos de desabamento alertados pela Defesa Civil e transbordamento de canal.
Em capitais, como Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), as temperaturas irão permanecer altas e há pouca probabilidade de chuva.
O aviso laranja expira às 23h de hoje, de acordo com a nota oficial do órgão.
+ Alagamentos em Curitiba: cidade sofre com temporal e pode registrar ventos de até 100 km/h
E para os próximos dias?
Segundo estudos meteorológicos, a onda de calor que está atingindo o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste está ocorrendo porque um bloqueio atmosférico está impedindo a entrada da frente fria. A saída desse fenômeno natural está prevista para o começo da próxima semana, podendo trazer mais chuvas para as cidades que estão sendo influenciadas, porém as temperaturas máximas devem apresentar queda.
Para a Região Sul, estão previstas chuvas mais intensas para os próximos dias, acompanhadas de rajadas de vento.