Temporais em SP deixam rastro de destruição e uma morte; previsão é de mais chuva no fim de semana
31 mil imóveis ficaram sem energia na Grande SP. Na capital, 52 ocorrências foram atendidas relacionadas a quedas de árvores, desabamentos e deslizamentos
SBT News
As chuvas intensas que atingiram São Paulo nas últimas 24 horas causaram uma morte, deslizamentos de terra e alagamentos em 16 cidades do estado. Na capital, houve um desabamento, mas ninguém ficou ferido. Em várias regiões, moradores enfrentaram transtornos e contabilizam os prejuízos.
+Bandeira verde: Aneel mantém conta de energia mais barata em janeiro
Os temporais danificaram a rede elétrica, deixando mais de 31 mil imóveis sem energia, segundo a Defesa Civil. Só na cidade de São Paulo, o órgão atendeu 52 ocorrências relacionadas a quedas de árvores, desabamentos e deslizamentos.
Motoristas também enfrentaram riscos nas ruas e avenidas da cidade. Um carro foi engolido por um buraco em uma rua alagada e precisou ser retirado com a ajuda de um trator. Na zona leste da capital, o esgoto invadiu diversas casas.
Nos municípios de Campo Limpo Paulista e Francisco Morato, houve deslizamentos atingiram casas e alagamentos que bloquearam várias vias. Mãe e filho foram resgatados pelos bombeiros 8 horas depois de um deslizamento de terra atingir a casa em que moravam, em Francisco Morato.
Em Franco da Rocha, outra cidade da região metropolitana, o transbordamento de um córrego provocou enchente, danificando diversas residências. Já na cidade de Caieiras, a Rodovia Tancredo de Almeida Neves foi interditada após quedas de árvores e postes.
Em Campinas, no interior, alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores afetaram moradores e complicaram o trânsito. +Caso Marielle: Chiquinho Brazão pede ao STF "prisão domiciliar humanitária"
Previsão do tempo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas no estado de São Paulo até o fim de sábado (28). O órgão prevê grandes volumes de chuva e rajadas de vento de até 100 km/h.
Apesar da instabilidade, a previsão é de melhoria nas condições climáticas a partir de domingo, quando o sol predominante ajudará na elevação das temperaturas. No sábado (28), durante a madrugada, a nebulosidade será intensa, mas o dia deve melhorar com a presença do sol entre nuvens. As temperaturas variam entre 20°C e 26°C.
No domingo (29), o sol aparece entre nuvens e as temperaturas devem subir gradativamente, com mínimas de 18°C e máximas de 25°C. A umidade relativa do ar deve cair para cerca de 50%.