Tempestade causa mortes e destruição na Europa Central
Chuvas históricas deixam quatro mortos, milhares de casas danificadas e centenas de desabrigados em vários países
Pelo menos quatro pessoas morreram e milhares de casas foram danificadas após uma das chuvas mais intensas dos últimos anos atingir a Europa Central e Oriental. A tempestade, batizada de Storm Boris, despejou o equivalente a um mês de chuva em cidades históricas como Viena, Bratislava e Praga, causando grandes estragos.
+ Estudo aponta que ao menos 12 rios brasileiros estão secando
Na Romênia, quatro pessoas perderam a vida em meio a enchentes que deixaram centenas de moradores isolados. Equipes de resgate foram mobilizadas nas áreas mais atingidas, onde as autoridades registraram o maior volume de chuvas em 100 anos. "Os efeitos foram mais críticos em sete localidades", informou o Ministro do Interior, Cătălin Predoiu, à Antena 3, destacando o resgate de 95 pessoas.
Na Polônia e na República Tcheca, rios transbordaram, levando as autoridades a ordenar evacuações em áreas de risco. Na cidade de Glucholazy, no sul da Polônia, os moradores foram retirados de suas casas após o nível do rio Biala Glicholaska subir dois metros durante a noite de sexta-feira (13).
+ Eleições 2024: o que as pesquisas revelam sobre força e fraqueza de Nunes, Boulos e Marçal
As chuvas intensas também causaram cancelamentos de eventos e perturbações no transporte, enquanto meteorologistas alertam para a continuidade do mau tempo em algumas regiões. As autoridades seguem monitorando os níveis dos rios e pedem à população que fique em alerta para novos deslizamentos e inundações.