Tecnologia de reconhecimento facial será usada para encontrar crianças perdidas no Rio
Novidade auxiliará pais e autoridades na busca por menores desaparecidos em grandes eventos, como o Carnaval, na capital fluminense
Léo Sant'anna
A tecnologia de reconhecimento facial será utilizada para ajudar a localizar crianças e adolescentes perdidos durante grandes eventos no Rio de Janeiro. A novidade deve entrar em operação no final de fevereiro, pouco antes do Carnaval, e também será aplicada em shows, como o da cantora Lady Gaga, previsto para maio, em Copacabana.
+ Carnaval no Rio espera receber 6 milhões de foliões
Pais poderão cadastrar fotos de seus filhos no aplicativo 190RJ, ferramenta da Polícia Militar que permite contato direto com operadores do serviço de emergência. Caso a criança se perca, o sistema de câmeras espalhado pela cidade poderá identificar o menor e ajudar na localização.
O major Agdan Fernandes explica que a ferramenta é uma evolução do antigo sistema de pulseirinhas de identificação.
+ Lady Gaga tem show confirmado no Rio de Janeiro; veja data
"Na prática, o que a gente vai fazer é transformar isso num aplicativo, ampliando massivamente o uso e o alcance dessa ferramenta", afirmou.
Identificar foragidos da Justiça
O sistema de reconhecimento facial já é utilizado no Rio há mais de um ano, com 150 câmeras instaladas em locais estratégicos, como estações de metrô, trens e shoppings. Desde então, possibilitou a prisão de 466 foragidos da Justiça.
Além da novidade para eventos, desde novembro, o aplicativo 190RJ também permite o cadastro de desaparecidos, onde as famílias podem incluir informações e o boletim de ocorrência. Em menos de três meses, a ferramenta ajudou a localizar 11 pessoas.
A tecnologia já foi testada durante o Réveillon em Copacabana, quando uma criança desapareceu na multidão. A foto foi inserida no aplicativo e o sistema conseguiu monitorar o local e cruzar os dados, facilitando a busca.