Taxistas de todo o Brasil serão isentos de taxa do taxímetro
Medida Provisória assinada nesta segunda-feira (14) trará alívio ao bolso de mais de 100 mil motoristas
Beto Lima
14/07/2025, 21:01 • Atualizado em 14/07/2025, 21:01
compartilhar
taxistas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (14) uma Medida Provisória que isenta os taxistas de todo o país do pagamento da taxa de verificação de taxímetros - tanto na compra do equipamento quanto nas inspeções periódicas. A medida, segundo o governo federal, pode gerar uma economia anual de R$ 9 milhões para os motoristas.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
A nova regra também altera a frequência das verificações obrigatórias, que antes eram feitas todos os anos e passam a ser realizadas a cada dois anos. A mudança, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), mantém a segurança e precisão das medições, mesmo com o espaçamento maior entre as inspeções.
A iniciativa foi proposta pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, com base em estudos técnicos do Inmetro. A avaliação considerou que os novos modelos de taxímetros são mais confiáveis e apresentam baixo índice de falhas, o que torna possível ampliar o prazo entre as verificações.
“Mais de 100 mil taxistas devem ser beneficiados. Essa é mais uma ação do Governo Federal e do MDIC para reduzir custos e eliminar burocracias”, destacou Alckmin, durante o anúncio da medida.
A decisão também pode impactar positivamente os fabricantes de taxímetros, já que a isenção da verificação inicial promete facilitar a entrada de novos modelos no mercado, incentivando a inovação e modernização tecnológica no setor.
O uso de taxímetros no Brasil é regulamentado pela Lei nº 12.468/2011, sendo obrigatório em cidades com mais de 50 mil habitantes. As verificações são realizadas pelo Inmetro para garantir que os valores cobrados nas corridas estejam corretos e padronizados. Até agora, os próprios motoristas arcavam com os custos das revisões após a instalação do equipamento.
Segundo o estudo que embasou a medida, a economia de R$ 9 milhões considera os custos que seriam pagos com verificações periódicas anuais e com revisões técnicas após manutenções ou alterações de tarifa.
Taxistas de todo o Brasil serão isentos de taxa do taxímetroMedida Provisória assinada nesta segunda-feira (14) trará alívio ao bolso de mais de 100 mil motoristasBrasil2025-07-14T21:01:58.100ZO presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (14) uma Medida Provisória que isenta os taxistas de todo o país do pagamento da taxa de verificação de taxímetros - tanto na compra do equipamento quanto nas inspeções periódicas. A medida, segundo o governo federal, pode gerar uma economia anual de R$ 9 milhões para os motoristas. A nova regra também altera a frequência das verificações obrigatórias, que antes eram feitas todos os anos e passam a ser realizadas a cada dois anos. A mudança, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), mantém a segurança e precisão das medições, mesmo com o espaçamento maior entre as inspeções. A iniciativa foi proposta pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, com base em estudos técnicos do Inmetro. A avaliação considerou que os novos modelos de taxímetros são mais confiáveis e apresentam baixo índice de falhas, o que torna possível ampliar o prazo entre as verificações. “Mais de 100 mil taxistas devem ser beneficiados. Essa é mais uma ação do Governo Federal e do MDIC para reduzir custos e eliminar burocracias”, destacou Alckmin, durante o anúncio da medida. A decisão também pode impactar positivamente os fabricantes de taxímetros, já que a isenção da verificação inicial promete facilitar a entrada de novos modelos no mercado, incentivando a inovação e modernização tecnológica no setor. O uso de taxímetros no Brasil é regulamentado pela Lei nº 12.468/2011, sendo obrigatório em cidades com mais de 50 mil habitantes. As verificações são realizadas pelo Inmetro para garantir que os valores cobrados nas corridas estejam corretos e padronizados. Até agora, os próprios motoristas arcavam com os custos das revisões após a instalação do equipamento. Segundo o estudo que embasou a medida, a economia de R$ 9 milhões considera os custos que seriam pagos com verificações periódicas anuais e com revisões técnicas após manutenções ou alterações de tarifa.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/taxistas-de-todo-o-brasil-serao-isentos-de-taxa-do-taximetro
Hajime Moriyasu chamou o Galinho de herói e destacou a influência do ex-camisa 10 no desenvolvimento do futebol japonês antes do duelo pelas 16 avos da Copa
Fenômeno ocorre dias após os fortes tremores que atingiram o norte do país e deixaram centenas de vítimas, além de provocar danos em diferentes regiões
Ida de Vorcaro à Papudinha pode ser coação e gerar nulidade
Criminalista Hugo Leonardo diz que transferência para prisão federal pode comprometer caso e defende que Mendonça cumpra o previsto em lei para evitar anulações