Brasil

Tarcísio quer destombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera e Parceria Público-Privada

A construção do complexo marca momento importante na capital quando passaram a ser construídos espaços para lazer e prática esportiva, como o Pacaembu

Imagem da noticia Tarcísio quer destombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera e Parceria Público-Privada

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou, nesta sexta-feira (16), que pretende reverter o tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera e, com isso, abrir a possibilidade para um modelo de Parceria Público-Privado (PPP).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Ao lado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), durante um evento de entrega de moradias em uma comunidade de Heliópolis, na zona sul, Tarcísio disse:

"Se a gente conseguir reverter o tombamento, a gente consegue fazer um projeto mais moderno. Na minha visão pessoal, não há porque a gente ficar preso em uma arquitetura que está obsoleta. Podemos fazer uma arena do tamanho que São Paulo merece, muito mais moderna para acomodar competições. Não é para especulação imobiliária, reverter o tombamento para ter outra destinação, mas para ter um complexo com grande estádio, grande arena multiuso".

Em outro momento, o governador afirmou que, caso não seja possível a reversão do Complexo, o estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, realizará reformas e melhorias no complexo esportivo militar.

Em novembro de 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concedeu o tombamento provisório ao Complexo Esportivo. Dessa forma, para realizar qualquer intervenção no local passou a ser necessário uma autorização do órgão federal.

Valor histórico do local

Durante o processo de tombamento, um grupo de pesquisadores e professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) classificou não só a importância do edifício por suas questões estilísticas, mas também pela seu significado dentro da arquitetura moderna brasileira, da modernização do esporte e da cultura da cidade em meados do século 20.

Para os pesquisadores, a construção marca um momento importante na capital quando, a partir da década de 30, passaram a ser construídos diversos espaços para lazer e prática esportiva.

O grupo coloca o ginásio no mesmo contexto da construção do Estádio do Pacaembu, que apesar de tombado, acabou concedido à iniciativa privada em 2021.

*Com informações da Agência Brasil

Últimas Notícias