Tarcísio lança concurso para construir Centro Administrativo em área da Cracolândia
Proposta prevê a transferência do gabinete de governo para a região dos Campos Elíseos, região central de São Paulo
O governador Tarcísio de Freitas lançou, nesta quarta-feira (27), um concurso público de arquitetura para construir um centro administrativo na região onde ficava a Cracolândia, no bairro Campos Elíseos, em São Paulo. A iniciativa é uma parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).
+ Vídeo: loja é saqueada por usuários de drogas na Cracolândia em SP
A proposta prevê a transferência do gabinete de governo para a região dos Campos Elíseos e a manutenção do Palácio Bandeirantes como residência oficial do governador, além de sede do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Estado. O governo estima que cerca de 22 mil servidores públicos irão trabalhar no futuro complexo.
A ideia é que a região da praça Princesa Isabel, por exemplo, que abrigou a Cracolândia por alguns anos concentre todas as secretarias, fundações e autarquias estaduais. Atualmente, segundo o governo, elas estão alocadas em cerca de 60 prédios e edifícios espalhados por diversas regiões e distritos da capital paulista.
“Quando a gente traz o novo centro administrativo, concentra o poder no centro, no coração da cidade, no Campos Elíseos, trazendo o poder de volta pra onde ele já esteve no passado, estamos mandando um recado para a iniciativa privada: nós, Estado, estamos acreditando no Centro. Podem vir que vocês não vão se arrepender”, disse Tarcísio.
Segundo comunicado divulgado pelo governo do estado, o objetivo do concurso "é atrair propostas arquitetônicas que se destaquem por critérios como economicidade, excelência, inovação e sustentabilidade, integrando soluções urbanísticas que promovam a qualidade de vida, a inclusão social e a revitalização urbana no centro da maior metrópole do país."
As inscrições serão abertas no dia 12 de junho e irão até dia 24 do mesmo mês. Quem ganhar, receberá um prêmio R$ 850 mil e será contratada pelo "futuro parceiro privado" para executar o projeto de arquitetura, segundo o governo.
A cerimônia também contou com a presença prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, em que Tarcísio ressaltou a parceria:
"Eu tenho certeza que a gente vai fazer muita coisa junto ainda. A continuidade é fundamental para que a gente não tenha a interrupção de tanta coisa boa que tem acontecido e que vai acontecer”, disse