Sul do Brasil deve ser atingido por fortes chuvas até o final da semana
Maior volume deve acontecer entre quarta (27) e quinta-feira (28)
O sul do Brasil deve enfrentar aumento de instabilidade e fortes chuvas entre quarta-feira (27) e quinta-feira (28). A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
+ Desmatamento na Amazônia cresce pelo quinto mês consecutivo
Atualmente, uma massa de ar quente e úmido de origem tropical influencia a região, gerando mais instabilidade no estado gaúcho. No entanto, ao longo da segunda metade da semana, a atmosfera deve se tornar instável também nos estados de Santa Catarina e Paraná.
Na quinta-feira, a instabilidade se intensifica nos três estados do Sul. A chuva começará já pela manhã em muitos locais, mas se intensificará à medida que a tarde avança, com maiores volumes de precipitação à noite. O risco de chuvas fortes e intensas será maior na Metade Norte do Rio Grande do Sul e no Paraná.
Esse padrão se repetirá na sexta-feira, com chuvas abrangendo um grande número de localidades nos três estados, com maior intensidade da tarde para a noite, embora já ocorram precipitações pela manhã em algumas áreas.
A MetSul Meteorologia aponta que haverá grande variação nos volumes de chuva de um local para outro. Em algumas regiões, o volume de precipitação será baixo, enquanto em outras, o acumulado pode ser tão alto que poderá alcançar a média de chuva do mês inteiro em apenas alguns dias.