Suicídio entre adolescentes aumentam quase 50% em cinco anos no Brasil, diz Ministério da Saúde
O aumento desses casos acende um alerta urgente para a saúde mental dos jovens
Flavia Travassos
O suicídio de um adolescente que estudava em um dos colégios mais tradicionais de São Paulo nesta semana trouxe à tona uma realidade preocupante: o aumento significativo dos casos de suicídio entre jovens no Brasil. De acordo com dados, os índices cresceram quase 50% em um período de cinco anos.
Em 4 de novembro de 2021, um jovem de 15 anos passou por uma experiência que marcou sua vida. Ele enfrentava intensa pressão, especialmente nas redes sociais, e chegou a um ponto crítico. Para ele, aquele dia foi como um renascimento.
+ Servidores públicos do Inep e FNDE decidem se entrarão em greve
Segundo o Ministério da Saúde, as taxas de mortalidade por suicídio entre adolescentes de 15 a 19 anos aumentaram quase 50% entre 2016 e 2021. Na faixa etária de 10 a 14 anos, o crescimento foi de 45%.
O aumento desses casos acende um alerta urgente para a saúde mental dos jovens. Especialistas afirmam que é possível prevenir que um adolescente chegue a esse ponto. O primeiro passo é observar seu comportamento e ficar atento a pequenos sinais.
O CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece apoio emocional anônimo e gratuito pelo número 188, disponível 24 horas por dia, para qualquer pessoa que esteja enfrentando questões de saúde mental.