Sudeste e Sul do país têm alerta de tempestades e ressaca, com risco de granizo e ventos de até 100 km/h
Inmet e Marinha emitem avisos para temporais intensos e ondas de até 2,5 metros em quatro estados do Brasil

SBT Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o risco de tempestades fortes em pelo menos quatro estados do país. A situação exige atenção especial no Sudeste, onde há expectativa de chuvas intensas, com volume que pode ultrapassar 60 milímetros por hora, ventos acima de 100 km/h e risco de queda de granizo.
A Marinha do Brasil também emitiu um aviso de ressaca. Ondas de até 2,5 metros podem atingir a orla do Rio de Janeiro. O alerta vale até as 9h desta quarta-feira.
Esse cenário climático é consequência da passagem de um ciclone subtropical, associado a uma frente fria que avança pelo Sudeste. Nesta terça-feira, o maior volume de chuva foi registrado no litoral de São Paulo, onde os acumulados ultrapassaram 100 milímetros entre ontem e hoje.
Nos estados do Paraná e de Santa Catarina, a atenção também está elevada devido ao risco de tempestades intensas, com possibilidade de ventos fortes e granizo.
As autoridades recomendam que a população evite áreas alagadas e não se abrigue sob árvores durante as rajadas de vento, para prevenir acidentes.









