SP terá início de inverno com sol e máxima de 27°C; veja previsão
Bloqueios atmosféricos continuarão elevando as temperaturas e deixando o tempo mais seco
Camila Stucaluc
Os moradores de São Paulo irão presenciar um inverno diferente em 2024. Segundo o Climatempo, a quinta-feira (17), que marca o início da nova estação, será ensolarada, com temperaturas entre 14ºC e 27ºC. O mesmo é previsto para os demais dias da semana, que devem continuar com grande amplitude térmica, além de baixa umidade.
+ Por que o inverno começa às 17h51 de quinta-feira (20)? Entenda
Isso acontece devido aos bloqueios atmosféricos – período mais quente e seco que o normal –, que continuarão predominando na cidade. No primeiro fim de semana de inverno, os termômetros podem atingir marcas entre 29°C e 30°C, resultando em um novo recorde de maior temperatura para o mês de junho. Até então, a máxima foi de 28,8ºC.
Na média, o inverno paulista terá menos chuva do que a média e tardes quentes. Espera-se que frentes frias passem pela cidade ainda em julho, mas o pico da estação deve ser entre agosto e setembro. A previsão, no entanto, é de mais dias quentes do que frios.
Umidade abaixo do normal
A persistência de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o centro do Brasil continua provocando a subsidência do ar. Essa situação eleva o ar seco a níveis altos, deixando cidades como São Paulo em alerta. Atualmente, a umidade relativa do ar está próxima aos 30%, valor muito abaixo do recomendado para a saúde do ser humano (60%).
Associado ao calor extremo, a desidratação é um dos efeitos mais frequentes e graves da baixa umidade, bem como complicações alérgicas e respiratórias. Em meio ao cenário, as autoridades alertam para os seguintes cuidados durante o período de baixa umidade:
Entre 30% a 20%
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente através de vaporizantes, toalhas molhadas, recipientes com água;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol;
- Beber bastante água.
Entre 20% a 12%
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalho ao ar livre entre 10h e 16h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e narinas.
Abaixo dos 12%
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre as 10h e 16h como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondências, entre outras;
- Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, entre as 10h e 16h;
- Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente, quarto de crianças.