SP registra redução de 10,8% nos casos de estupros em fevereiro
Mês contou com quase 1.000 notificações do crime; queda foi a primeira dos últimos sete meses
Os registros de estupros e estupros de vulnerável no estado de São Paulo caíram 10,8% em fevereiro deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2023. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram 995 notificações ante 1.110 mil ocorrências, registrando a primeira queda dos últimos sete meses para o crime.
+ Casos de estupro bateram recorde no estado de São Paulo em 2023
Ao considerar o primeiro bimestre do ano, os estupros também sofreram queda, com 76 casos a menos na comparação com o ano anterior. Ao todo, foram 2.267 em janeiro e fevereiro de 2023 contra 2.191 em igual período deste ano – redução de -3,4%.
Os índices de estupros também caíram na capital paulista, na região metropolitana e no interior do estado durante o mês. Na cidade de São Paulo, os casos caíram 16,3%, enquanto na Grande São Paulo a queda foi de 20,2%. Já no interior do estado, foram 605 ocorrências em fevereiro, 29 casos a menos do que no mesmo mês de 2023.
Na avaliação da SSP, a queda no indicador representa um avanço importante, apesar de ser um crime ainda subnotificado.
+ Artista que interpreta “Chapeleiro Maluco” é preso por tentativa de estupro
“Estamos investindo ainda mais em tecnologia, com monitoramento de agressores e equipes das Delegacias de Defesa da Mulher para dar todo o suporte às vítimas. Não queremos que esses crimes aconteçam. Mas, uma vez registrados, nosso dever é fornecer uma resposta rápida e eficaz à sociedade para identificar e colocar esses criminosos atrás das grades”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.