Casos de estupro bateram recorde no estado de São Paulo em 2023
Foram quase 40 casos por dia, o equivalente a dois por hora
Fabio Diamante
Os casos de estupro bateram recorde histórico no estado de São Paulo, no ano passado. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (26) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Foram quase 40 casos por dia, o equivalente a dois por hora.
O crime é o crime que mais aumentou no estado de São Paulo, no ano passado, segundo a SSP. Foram registrados 14.504 estupros. É o maior número desde 2001, quando os casos passaram a ser contabilizados. Naquele ano, foram três mil.
De lá pra cá, a legislação de crimes sexuais foi alterada para se tornar mais rígida. Especialistas no tema afirmam que o recorde de casos acontece também porque os estupros passaram a ser mais denunciados.
A criminalista Mariana Serrano, especializada em casos de violência contra a mulher, afirma que o recorde precisa ser encarado também como um estímulo para denúncias.
"Esses números devem servir pra inspirar as mulheres a irem pra frente com suas denúncias, olhar pra outras que tiveram coragem de fazer isso, se inspirar nelas e ir em frente e denunciar pra quem sabe isso deixe de acontecer um dia", afirma.
Outro dado importante, reafirma a pior das verdades. Sete em cada 10 estupros, em São Paulo, aconteceram dentro de casa por criminosos conhecidos.