Caos em São Paulo: falha na Linha 3-Vermelha do Metrô causa transtornos e deixa estações lotadas
Passageiros precisaram desembarcar e andar por túneis entre estações; operação entrou em processo de normalização às 9h58
P
Primeiro Impacto
26/11/2024, 10:28 • Atualizado em 26/11/2024, 17:21
compartilhar
Manhã foi de caos para passageiros da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo | Reprodução/Redes sociais
A manhã foi de caos no transporte público de São Paulo. Uma falha na Linha 3-Vermelha do Metrô, que liga Itaquera (na Zona Leste) à Barra Funda (na Zona Oeste), por volta das 6h30 desta terça-feira (26), causou transtornos, gerou atrasos e deixou estações lotadas.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Plataformas de diferentes estações ficaram lotadas, com passageiros esperando para entrar nos vagões, enquanto outros tinham dificuldade para sair. Há relatos de pessoas que desmaiaram dentro dos trens abarrotados e outras que andaram pelos trilhos. A circulação entrou em processo de normalização às 9h58, quando não havia mais passageiros nos trilhos, informou o Metrô. Às 14h10, segundo o site da empresa, a operação da Linha 3-Vermelha estava em "situação normal".
Tudo começou às 6h40, quando os trens passaram a circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada por causa de uma "interferência em equipamento da via" na região da estação Tatuapé, no sentido Corinthians-Itaquera. "Um equipamento elétrico da via na região da estação Tatuapé foi danificado e ocasionou a desenergização", explicou a empresa.
A lentidão provocou transtornos e, pouco depois das 8h, um novo problema afetou a circulação: com trens parados em ambos os sentidos, passageiros abriram as portas e passaram a andar nas passarelas de emergência dos túneis entre as estações Santa Cecília e Palmeiras-Barra Funda.
"Próximo da normalização, passageiros acionaram botão de emergência em um trem entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Marechal Deodoro, descendo à passarela de emergência da via. Por isso, a circulação foi interrompida no trecho para orientação e retirada dos passageiros", disse o Metrô em nota. Assim que as vias foram liberadas, a circulação dos trens passou a ser feita de forma regular, informou a empresa.
Como alternativa, a transferência gratuita para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi aberta nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera.
Nas redes sociais, passageiros relataram os transtornos que passaram durante a manhã. Veja abaixo:
Ainda dizem que home office não é bom qualidade de vida, linha vermelha eu te odeio pic.twitter.com/PKZr5vULqY
Como é possível um trem, sabendo da parada em uma estação, simplesmente sair sem qualquer aviso ou planejamento? A falta de assistência foi evidente, com o sistema totalmente despreparado para lidar com o que estava acontecendo.
Todo dia tem problema @metrosp_oficial , vcs desligam as luzes e o ar-condicionado no túnel? As pessoas passam mal não só pelo calor abafado, mas tmb pelo susto, se toquem pic.twitter.com/D7b3JWbd8O
Caos em São Paulo: falha na Linha 3-Vermelha do Metrô causa transtornos e deixa estações lotadasPassageiros precisaram desembarcar e andar por túneis entre estações; operação entrou em processo de normalização às 9h58Brasil2024-11-26T10:28:22.809ZA manhã foi de caos no transporte público de São Paulo. Uma falha na Linha 3-Vermelha do Metrô, que liga Itaquera (na Zona Leste) à Barra Funda (na Zona Oeste), por volta das 6h30 desta terça-feira (26), causou transtornos, gerou atrasos e deixou estações lotadas. Plataformas de diferentes estações ficaram lotadas, com passageiros esperando para entrar nos vagões, enquanto outros tinham dificuldade para sair. Há relatos de pessoas que desmaiaram dentro dos trens abarrotados e outras que andaram pelos trilhos. A circulação entrou em processo de normalização às 9h58, quando não havia mais passageiros nos trilhos, informou o Metrô. Às 14h10, segundo o site da empresa, a operação da Linha 3-Vermelha estava em "situação normal". Tudo começou às 6h40, quando os trens passaram a circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada por causa de uma "interferência em equipamento da via" na região da estação Tatuapé, no sentido Corinthians-Itaquera. "Um equipamento elétrico da via na região da estação Tatuapé foi danificado e ocasionou a desenergização", explicou a empresa. A lentidão provocou transtornos e, pouco depois das 8h, um novo problema afetou a circulação: com trens parados em ambos os sentidos, passageiros abriram as portas e passaram a andar nas passarelas de emergência dos túneis entre as estações Santa Cecília e Palmeiras-Barra Funda. "Próximo da normalização, passageiros acionaram botão de emergência em um trem entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Marechal Deodoro, descendo à passarela de emergência da via. Por isso, a circulação foi interrompida no trecho para orientação e retirada dos passageiros", disse o Metrô em nota. Assim que as vias foram liberadas, a circulação dos trens passou a ser feita de forma regular, informou a empresa. Como alternativa, a transferência gratuita para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi aberta nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Nas redes sociais, passageiros relataram os transtornos que passaram durante a manhã. Veja abaixo: São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/sp-estacao-barra-funda-tem-lotacao-incomum-metro-fala-em-interferencia-no-tatuape
Hajime Moriyasu chamou o Galinho de herói e destacou a influência do ex-camisa 10 no desenvolvimento do futebol japonês antes do duelo pelas 16 avos da Copa
Fenômeno ocorre dias após os fortes tremores que atingiram o norte do país e deixaram centenas de vítimas, além de provocar danos em diferentes regiões