SP: ato para marcar primeiro ano do 8/1 terá presença de Boulos, Júlio Lancellotti e desagravo contra CPI
Polícia Militar implementará reforço operacional para garantir segurança e ordem pública
Guilherme Resck
Uma manifestação para marcar o primeiro ano dos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília será realizada na próxima segunda-feira (8), às 17h, na capital paulista. A organização está sendo feita pela Frente Povo sem Medo e a Frente Brasil Popular.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com o mote “O Brasil se UNE em defesa da democracia”, a manifestação ocorrerá no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), relembrará os atos golpistas ocorridos na capital federal em 8 de janeiro de 2023 e celebrará a democracia.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) confirmaram ao SBT News que vão participar.
Questionado pela reportagem sobre se há uma expectativa de quantas pessoas estarão presentes, o secretário de Comunicação da CTB, Anderson Guahy, disse que não. "A convocação está sendo feita com pouco tempo, mas acredito que a pauta leve um bom número", acrescentou.
Ainda de acordo com Guahy, o padre Júlio Lancelotti confirmou presença e ocorrerá, durante um ato, um desagravo contra a chamada CPI das ONGs da Câmara Municipal de São Paulo, que tem o padre como alvo.
O SBT News apurou que o deputado federal e pré-candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) também comparecerá à manifestação.
A Frente Povo sem Medo, a Frente Brasil Popular, CUT, CTB, e os diretórios paulista e paulistano do Partido dos Trabalhadores (PT) participam da convocação do ato.
Em nota enviada à reportagem, a Polícia Militar informou que "em virtude das possíveis manifestações previstas para o dia 8 de janeiro na região central, será implementado um reforço operacional para garantir a segurança e a ordem pública".
Ainda de acordo como comunicad, "o efetivo em apoio será composto por equipes especializadas, incluindo o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), além da utilização de drones para auxiliar nas operações".
O CPTran, diz a PM, "desempenhará um papel fundamental na gestão do tráfego, assegurando que as vias permaneçam seguras e fluidas durante o evento". Já o BPChq "estará presente para garantir a segurança e a ordem, agindo de forma rápida e eficaz diante de situações que demandem intervenção especializada"
A nota conclui dizendo que, adicionalmente, "serão utilizados drones para monitoramento aéreo, proporcionando uma visão abrangente das áreas afetadas e auxiliando na coordenação estratégica das operações".
Brasília
Na segunda-feira também, o Congresso Nacional terá um ato para marcar o primeiro ano do 8 de janeiro. Os presidentes dos Três Poderes vão comparecer.