Publicidade
Brasil

Só em agosto, SP deve registrar o dobro de incêndios se comparado a todo 2023

Governador Tarcísio de Freitas criou um gabinete de emergência para lidar com a situação no estado

Imagem da noticia Só em agosto, SP deve registrar o dobro de incêndios se comparado a todo 2023
Incêndio no interior de São Paulo | Agência Brasil/Joédson Alve
• Atualizado em
Publicidade

Neste mês de agosto, o estado de São Paulo já registrou quase o dobro de focos de incêndio do que todo o ano de 2023, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Somente entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23), foram notificados 2.316 queimadas no estado.

Os números de agosto mostram uma média diária de 132 focos, chegando a 3.175. Ao longo de todo o ano passado, foram notificados 1.666 incêndios e queimadas. A continuar nesse ritmo, nas próximas 72 horas, este mês marcará o dobro de registros em relação a todos 2023.

+ Governo paulista cria gabinete de emergência por causa dos incêndios e da fumaça

A Defesa Civil de São Paulo e o Centro Gerenciamento de Emergência (CGE) colocaram 30 cidades do interior do estado em situação de alerta máximo para queimadas. Nesta quinta-feira (22), foi divulgada uma imagem de satélite que mostra a chegada da frente fria no estado, neste final de semana, encontrando a fumaça das queimadas em São Paulo.

Encontro da frente fria com a fumaça das queimadas em São Paulo | Reprodução/CPTEC/INPE
Encontro da frente fria com a fumaça das queimadas em São Paulo | Reprodução/CPTEC/INPE

Ainda segundo o Inpe, São Paulo é o estado com mais focos de incêndio ao final desta semana, seguido por Mato Grosso, Pará, Amazonas e Minas Gerais. Entre as cidades do estado com maior número de queimadas estão Pitangueiras, Altinópolis, Sertãozinho, Pontes Gestal e Urupês, com quase 290 registros.

Para conter a situação alarmante, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), determinou a instauração de um gabinete de crise emergencial para lidar com os incêndios no interior do estado. Duas pessoas já morreram, em Urupês, tentando combater o fogo.

+ Imagem de satélite mostra encontro de fumaça das queimadas com frente fria

Segundo a Defesa Civil, as queimadas emitem fumaça densa e tóxica que prejudica o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas ao sistema respiratório e desordens cardiovasculares. O órgão orienta à população que, se estiverem em um local com incêndio ou fumaça, deixe o imediatamente e abrigue-se. Informe imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).

Publicidade

Assuntos relacionados

Incêndio
Queimadas
São Paulo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade