SISU 2024: Saiba quais universidades vão oferecer vagas
Maior número de oportunidades estão na Universidade Federal do Rio, Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal da Paraíba
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou para consulta a lista de instituições de ensino superior que vão oferecer vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2024. Serão 264.360 oportunidades em 127 universidades em todo o país. A maioria dos cursos será na modalidade integral, com 127.750 vagas para cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição, ou seja, aquelas que organização destina para grupos discriminados e vitimados pela exclusão social.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O ingresso para o processo seletivo começa no dia 22 de janeiro. Estudantes podem escolher entre instituições federais, estaduais, municipais e da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica.
O Sisu, que era realizado duas vezes por ano desde sua implementação, em 2010, passa a ser aplicado uma única vez a partir de 2024. Ele seleciona estudantes para vagas em faculdades públicas tomando como base o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Nesta edição, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a que mais vai ofertar vagas, com 9.240 cadeiras. Também no Rio, a Universidade Federal Fluminense (UFF) é a segunda com 8.788 oportunidades, seguida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com 7.750.
A Faculdade de Medicina de Marília (Famema), em São Paulo, é a que menos oferece vagas, sendo apenas seis.
Para se inscrever
Estudantes que queiram participar necessitam ter feito a última edição do Enem e não podem ter zerado a prova de redação. Os candidatos conseguem concorrer em até duas opções de curso.
Durante o período de inscrição a nota de corte de cada curso é divulgada uma vez por dia, baseando-se no desempenho dos inscritos naquele momento. Então, o desempenho dos inscritos ajusta o piso para o ingresso na universidade. A opção de mudar de curso é livre até o último dia da inscrição.
Clique aqui para consultar a lista completa.