Silvio Santos explicou a origem de Senor Abravanel; assista
Apresentador falou do significado do nome dado pelo pai
Silvio Santos, o maior apresentador da televisão brasileira, que morreu aos 93 anos em São Paulo, é o nome artístico de Senor Abravanel.
+ AO VIVO: Assista à homenagem ao apresentador Silvio Santos
Durante um dos seus programas no SBT, nos anos 1980, Silvio Santos explicou a origem do seu nome. Senor era descendente de Dom Isaac Abravanel, um judeu responsável pelas finanças de Portugal e da Espanha no século XV.
O nome do comunicador tem origem judaica, pois ele era o primeiro filho de um casal de imigrantes judeus da Grécia, cujos antepassados viveram na Península Ibérica, região onde estão localizados Portugal e Espanha. Emocionado, o apresentador narrou durante o programa:
"O homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos, Isabel e Fernando, para a Espanha. Era o Dom Isaac Abravanel. Quando chegou a Inquisição, os reis católicos disseram: 'você fica e o povo judeu vai'. E ele falou: 'não, o povo judeu vai e eu vou junto", narrou o apresentador emocionado.
Silvio continuou contando a trajetória da sua família:
"E foi para Salônica, na Grécia. De lá, meu pai e meu avô receberam o título de Senor Dom Abravanel. No Brasil, não existe 'Dom'. O título que meus antepassados ganharam no ano de 1490 e tantos... Dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América. Disseram para o meu pai: 'Dom é frescura'. E ele colocou Senor. Senor quer dizer Dom Abravanel."
O apresentador também explicou o surgimento do nome artístico Silvio Santos. A mãe de Silvio Santos que deu o apelido de Silvio. O sobrenome Santos era "porque todos os santos ajudam", dizia ele, para explicar o sobrenome artístico.
+ A trajetória de Silvio Santos
Segundo comunicado divulgado pela família, Silvio Santos desejava que, após sua morte, seu corpo fosse levado imediatamente ao cemitério e enterrado conforme os ritos do judaísmo.
Silvio estava internado no Hospital Albert Einstein desde o início de agosto. Em julho, foi internado por conta do vírus H1N1, se recuperando e voltando para casa. Dias depois, porém, retornou ao centro médico.
Em nota oficial, o Hospital Israelita Albert Einstein declarou que Senor Abravanel morreu às “4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).
“O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda”, escreveu o centro médico. A nota é assinada pelos médicos geriatras Gabriel Truppel Constantino e Victor José Dornelas Melo, pelo cirurgião José Curado e pelo diretor médico Miguel Cendorogolo Neto.
+ Família Abravanel divulga nota sobre morte de Silvio Santos