Silvio Almeida reativa redes sociais e afirma querer justiça após acusações de assédio sexual
Ex-ministro dos Direitos Humanos enfrenta uma série de acusações de assédio, entre elas, da ministra Anielle Franco: "Tentaram me matar, mas não deu certo"

SBT News
O ex-ministro de Direitos Humanos do governo Lula, Silvio de Almeida, reativou as redes sociais neste sábado (15) e afirmou que busca justiça após ser acusado de assédio sexual. +Lula demite ministro Silvio Almeida após acusações de assédio sexual
“Tentaram me matar, mas não deu certo. E se o morto levantar, acabou o velório”, escreveu ele em uma publicação no Instagram. Almeida também disse que tentaram destruir sua história e transformá-lo em um monstro.
Após ser procurada pela imprensa, a organização Me Too Brasil confirmou ter relatos de assédios cometidos pelo então ministro, feitos por mulheres que estavam sendo atendidas pela instituição, com relatos de vítimas sobre uma série os episódios.
Entre as denunciantes está a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que confirmou as acusações em depoimento à Polícia Federal em outubro do ano passado.
Segundo seu relato, as "abordagens inadequadas" de Almeida, como definiu, começaram no fim de 2022, quando ambos integraram o grupo de transição de governo nomeado por Lula antes de sua posse.
Dois inquéritos foram abertos para investigar o caso: um pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e outro no Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Polícia Federal. A investigação, sob segredo de Justiça, tem o ministro André Mendonça como relator. +Ministro Silvio Almeida repudia acusações de assédio e diz que "toda e qualquer denúncia deve ter materialidade"
Ainda na publicação, Almeida afirmou que a estereotipação de homens negros como violentos faz parte do racismo. Ele também disse que pretende continuar seus trabalhos acadêmicos e a escrever livros.